expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Chãs - Vila Nova de Foz Côa - Hoje uma mulher celebra 100 anos - Num portugal profundo que se despovoa e envelhece



Meus parabéns, querida avozinha do seus netos e dois filhos, ainda vivos - Eu não cheguei a conhecer os meus avós, nem maternos nem paternos, mas fico contente com estas boas novas. 
As aldeias vão-se despovoando e envelhecendo, com o Portugal profundo a tocar mais  no fundo da sua intemporalidade, a ficar mais deserto e solitário, povoações havendo,  muitos casos, em que há mais casas vazias de que habitadas, e, noutras, já nem isso há, mas somente aglomerados de  habitações de xisto ou de granito – Ainda não é o caso da freguesia de Chãs, do concelho de Vila Nova de Foz Côa, mas, pelos vistos, para lá se caminha: para o dia em que as aldeias são meras quintas ou já lugares meramente arqueológicos. –

ANJO DA MINHA GUARDA

Quando a luz dos teus olhos contemplo
Sinto a alma banhar-se-me em luz,
Como aquella que espalha n'um templo
Uma lâmpada ao pé d'uma cruz.

Sinto o que en talvez nunca na infância
Pude ao collo materno sentir;
Sinto Deus á mais curta distancia...
Sinto o que eu te não posso exprimir!


Vai-me a alma no vago delírio
De innocente que o somno enlevou...
E, assim como a essência de um lirio
Voa ao céo, a minha alma voou.


Anjo meu tutelar ! não me dizes
Porque fitas em mim esse olhar?...
Se ha no mundo quem ame infelizes,
Es tu só, anjo meu tutelar.

Poema de João De Deus


Nenhum comentário: