Jorge Trabulo Marques - Jornalista e investigador
Caravaggio |
"Michelangelo Merisi surgiu na cena artística romana em 1600 e, desde então, nunca lhe faltaram comissões ou patronos. Porém ele lidou com seu sucesso de maneira atroz. Uma nota precocemente publicada por Floris Claes van Dijk sobre ele, em 1604, descrevia seu estilo de vida três anos antes: "após uma quinzena de trabalho, ele irá vagar por um mês ou dois com uma espada a seu lado e um servo o seguindo, de um salão de baile para outro, sempre pronto para se envolver em alguma luta ou discussão, de tal maneira que é bastante torpe acompanhá-lo".
"Considerado um farrista
inconsequente, ele vivia com problemas com a polícia, sem dinheiro e buscava
brigas nos pulgueiros da cidade. Em 1606, matou um jovem durante uma briga e
foge de Roma, com a cabeça a prêmio. Passou por Nápoles, depois por Malta e
pela Sicília, onde pintou telas de lirismo transfigurado, em temas como a
ressurreição de Lázaro (Messina), na qual, sob o pavor de um imenso espaço
vazio, um raio de luz rasante parece imobilizar o drama sagrado. Em Malta
(1608) envolveu-se em outra briga, e mais outra em Nápoles (1609),
possivelmente um atentado premeditado contra a sua vida devido suas ações, por
inimigos nunca identificados. https://pt.wikipedia.org/wiki/Caravaggio
Quadro de Caravaggio achado em sótão vai a leilão. Pode valer 150 milhões de euros – Foi noticia, há um mês mas vale a pena aqui citá-la
Quadro de Caravaggio achado em sótão vai a leilão. Pode valer 150 milhões de euros – Foi noticia, há um mês mas vale a pena aqui citá-la
"O quadro tem 400 anos, foi encontrado durante as obras
a um telhado e o Louvre recusou-o. Mas a história de Judith e Holofernes não
acabou. Agora pode atingir um valor milionário
O quadro Judith e
Holofernes foi encontrado por acidente em 2014, quando os donos de
uma casa perto de Toulouse, em França, iam arranjar o telhado. A história
insólita do quadro valioso achado num sótão continua: comprovada a sua
veracidade, e depois de ser recusada pelo Louvre, a pintura com 400 anos de
Caravaggio vai ser leiloada no próximo dia 27 de junho. Se vendida, o seu valor
pode ascender aos 150 milhões de euros, escrevem diferentes meios de
comunicação internacionais. https://observador.pt/2019/03/08/quadro-de-caravaggio-achado-em-sotao-vai-a-leilao-pode-valer-150-milhoes-de-euros/
"Por seu gênio difícil e vida turbulenta, ele tem sido considerado um personagem enigmático, fascinante e perigoso.[2] O pintor neerlandês Floris Claes van Dijk, contemporâneo de Caravaggio, descreveu-o da seguinte maneira:
“ Após vários anos de trabalho, Caravaggio andou de cidade em
cidade servindo vários senhores importantes. É um trabalhador incansável, porém
orgulhoso, teimoso e sempre disposto a participar em discussões e a envolver-se
em brigas, o que torna difícil conviver com ele. Passou a envolver-se em
brigas, fazer ameaças e insultos em comércios, quebrando pratos em restaurantes
e ferindo seus adversários com faca ou espada.[3]
Michelangelo, o artista italiano que viveu entre 1475 e 1564, considerado ainda em vida um dos maiores artistas da história da humanidade, tendo sido responsável por obras como David, a Pieta, Afrescos no teto da Capela Cistina e ter sido arquiteto da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Michelangelo era conhecido como “O Divino”, e talvez somente Leonardo Da Vinci, que viveu na mesma época que Michelangelo, possa ser comparado à grandiosidade do artista. Mas há uma polêmica envolvendo uma de suas obras"
"Tamaso dei Cavalieri era
de família aristocrata, tinha boa educação e era amante das artes. Varchi, que
escreveu uma biografia de Michelangelo e também conheceu Tommaso o descreveu
como um temperamento calmo e despretensioso, uma fina inteligência e educação,
e uma beleza incomparável, e por tais qualidades merecia o amor de quantos o
conhecessem. Após conhecer Tommaso, Michelangelo lhe escreveu duas cartas, as
quais podemos perceber o quanto estava apaixonado".
"A grande polêmica
envolvendo os dois, no que diz respeito a nós, nos dias de hoje, é que por
conta de tão grande amor, o mestre Michelangelo teria imortalizado a imagem de
seu grande amor numa de suas obras. E essa obra seria justamente uma das mais
vistas e importantes até hoje, principalmente para os cristãos: a imagem de Jesus.
Sim, a imagem que as pessoas associam a Jesus teria sido inspirada no retrato
de um homosexual por quem Michelangelo foi apaixonado.
Apesar de não haverem
provas que deixem claro que eles chegaram a consumar esse amor, há um trecho em
uma das cartas escritas por Tommaso a Michelangelo onde se lê "...que
Vossa Senhoria volte logo, porque voltando me libertareis da prisão: porque eu
fujo das más práticas, e querendo fugir delas não posso praticar com ninguém
mais senão convosco". Não há consenso se eles foram apenas amigos ou
tiveram sim um relacionamento físico amoroso. - excerto de
Nenhum comentário:
Postar um comentário