expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 5 de janeiro de 2019

Na minha aldeia - Janeiro de frio e de nevoeiro - Tributo a Joaquim Manuel Trabulo




É assim que vão as manhãs pela minha aldeia - Com frio de rachar geadas branquinhas a cobrirem, as vinhas, as árvores e as choupanas - Tive a felicidade de nascer numa noite gelada de Janeiro: não vou dizer o dia, porque já lá vai o tempo dos aniversários E de fazer estes versos.
Noite de Janeiro
dos ventos reais
Rua do cruzeiro
Casa dos meus pais.

Geadas branquinhas
Cobrem as choupanas
almas pequeninas
no colo  das amas

Mais tarde, pardais:
já são os primeiros
a dizer aos pais:
Nasci em Janeiro!
Já lá passei noites com este ambiente que documentam as imagens - Quando por ali andava nas minhas peregrinações - Estou em Lisboa, com pena minha. pois, é assim mesmo que eu gosto de entrar pela noite adentro, em que, o nevoeiro, tudo transforma e tudo transfigura 

 Parabéns ao autor das imagens  Extraídas de  Chãs Aldeia https://www.facebook.com/chas.comissao



TRIBUTO A JOAQUIM MANUEL TRABAULO 

"Ò águia que vais tão alta
Por essas serras além,
Leva-me ao Céu, onde eu tenho,
A alma de minha mãe

O rouxinol canta de noite
De manhã a cotovia,
Todos cantam, só eu choro,
Toda a noite e todo o dia,

- Do livro "CHÃS DE FOZ CÔA
- Sua história e sua gente"
De Joaquim Manuel Trabulo

JOAQUIM TRABULO - Natural desta aldeia, autor da monografia, CHÃS DE FOZ-CÔA  - A sua  história e a sua gente  - e ainda de outra interessantíssima obra: POR VEREDAS DO VALE DO CÔA, acerca dos percursos mais antigos e sugestivos desta freguesia

Joaquim Manuel Trabulo nasceu a 2 de Maio de 1938, embora o respetivo registo aponte a data de 2 de Julho do mesmo ano, na freguesia de Chãs, concelho de Vila Nova de Foz Côa, tendo ali vivido durante a infância e parte da juventude.
Fez o curso Geral dos Liceus, em Lisboa, e exerceu a atividade bancária em Lisboa e Porto, encontrando-se, presentemente, na situação de aposentado.
Faz parte do Grupo Coral de Professores e Educadores de Vila Nova de Gaia, desde 1996.

Em 1992 publicou a monografia "CHÃS DE FOZ CÔA - A sua história, a sua gente" e tem colaborado na imprensa local. 

Nenhum comentário: