expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Solstício de Verão 2018 Hoje às 11h07min, marcando o início da estação no hemisfério norte - CHÃS – FOZ CÔA - TROVOADA TROPICAL ASSOLOU A MINHA ALDEIA E A MINHA REGIÃO NA DESPEDIDA DA PRIMAVERA E VÉSPERA DA ENTRADA DO VERÃO


 Solstício do Verão 2018, é hoje, 21 de Junho mas a Primavera despediu-se com fortíssima – Seja como for,  é nosso firme propósito saudarmos o dia maior do ano – E, por isso, cá estamos para o que der e vier  - Associe-se, que não se arrependerá, pois a sorte protege os audazes e se, ao pôr do sol, houver uma aberta, mesmo que seja a única, como já num ano aconteceu, ficará maravilhado.

 Chãs – Vila Nova de Foz Côa  - O fim da tarde e principio da noite do último dia da Primavera, despediu-se de forma tempestuosa, com fortes rajadas de chuva, rugidores ecos de trovões atroando os espaços, antecedidos de sinistros relâmpagos a rasgarem, fulgurantemente,  o espesso teto de novelos de nuvens de um escuríssimo e denso azul,  a fazerem-me lembrar as tempestades equatoriais, especialmente as que assolam os mares do Golfo da Guiné, pelos quais andei 38 dias à deriva, há 43 anos, numa frágil piroga.


Vim de comboio, de Lisboa, para celebrar o solstício do verão, na minha aldeia, tal como vem acontecendo desde há vários anos, sob a minha coordenação, porém, pouco depois de aqui ter chegado, fui surpreendido,  num misto de desencanto e frustração  (se bem que o cenário que se abria perante os meus olhos, também tinha a sua dramática beleza), sim,  pelo desencadear de  uma fortíssima trovoada, como há muito não testemunhara, nomeadamente, com tão atroadora e luminotécnica sinfonia,  trazendo-me à memória, imagens  e sons, que, a bem dizer,  só na minha infância e adolescência, por aqui se me deparavam, entre medos e mil cogitações, que, no fundo, de algum modo, agora também retornavam, se bem que sobre essas e outras questões – E é o que, lhe documento, nalguns dos excertos do vídeo que aqui registei.

Vinha confiante e esperançado de que, a entrada do verão nos vinha proporcionar um dia luminoso e soalhento, mas, pelos vistos, a despedida da Primavera, com tão surpreendente trovoada tropical, veio causar-nos alguma frustração.
Mas, seja como for, é nosso firme propósito saudarmos o dia maior do ano,  ou junto ao antiquíssimo calendário solar da Pedra do Sol, ou na própria aldeia.











Nenhum comentário: