expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 25 de março de 2018

Sol da Primavera - “Querem uma Luz melhor que a do sol!” –Fernando Pessoa– “Estou vivo e escrevo Sol”- António Ramos Rosa



"QUEREM UMA LUZ MELHOR QUE A DO SOL!” - SÓ O SOL DA PRIMAVERA - SAUDÁMO-LA NO PRIMEIRO DIA DO EQUINÓCIO - GRAÇAS A UM PUNHADO DE BONS AMIGOS - Numa manhã ventosa e gelada, com o termómetro a descer até aos 6º negativos - Poucos mas irmanados de uma alegria e de uma energia na alma e no coração, que nem as imagens nem as palavras podem descrever, pois eram dos tais sentimentos que só a luz do sol poderia compreender e abençoar  – Coroados com momentos de poesia e pelo esplendor sublime que ilumina a Terra, pelo brilho revigorador e purificador da  Fonte da Vida! http://www.vida-e-tempos.com/2018/03/celebracao-do-equinocio-da-primavera.html

O CALOROSO ABRAÇO DE GRATIDÃO
Ao António Lourenço, José Lebreiro e Agostinho

"AH! QUEREM uma luz melhor que
a do Sol!
Querem prados mais verdes do que estes!
Querem flores mais belas do que estas
que vejo!
A mim este Sol, estes prados, estas flores contentam-me. 
Mas, se acaso me descontentam, O que quero é um sol mais sol
que o Sol,
O que quero é prados mais prados
que estes prados,
O que quero é flores mais estas flores
que estas flores -
Tudo mais ideal do que é do mesmo modo e da mesma maneira!
Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"

Heterónimo de  Fernando Pessoa












ESTOU VIVO E ESCREVO SOL
Eu escrevo versos ao meio-dia
e a morte ao sol é uma cabeleira
que passa em fios frescos sobre a minha cara de vivo
Estou vivo e escrevo sol
Se as minhas lágrimas e os meus dentes cantam
no vazio fresco
é porque aboli todas as mentiras
e não sou mais que este momento puro
a coincidência perfeita
no acto de escrever e sol
A vertigem única da verdade em riste
a nulidade de todas as próximas paragens
navego para o cimo
tombo na claridade simples
e os objectos atiram suas faces
e na minha língua o sol trepida
Melhor que beber vinho é mais claro
ser no olhar o próprio olhar
a maraviha é este espaço aberto
a rua
um grito
a grande toalha do silêncio verde

António Ramos Rosa 



«

Nenhum comentário: