JORGE TRABULO MARQUES - JORNALISTA - Registos gravado do meu vasto arquivo de repórter
Meu singelo tributo em memória de uma grande humanista e benemérita portuguesa, que hoje recordo, no dia em que completaria 105 anos, se fosse vida, com uma breve entrevista que me concedeu em meados dos anos 80 - Deixou-nos há 23 anos -
Nas suas breves declarações, falou-me do importante papel da UNICEF às crianças,
desamparadas, em todo o mundo e os passos que deu para a criação do Comité Português
da UNICEF, que veio a empenhar-se no apoio às crianças de alguns bairros de
lata e, desde então, a reforçar-se em múltiplas direções humanitárias.
Uma mulher, discreta e profundamente humanista, tanto assim, que, na Internet, não se conseguem registos sonoros das suas palavras e, mesmo fotográficos, são escassos – Daí haver quem pergunte: “Maria Violante Vieira, quantos portugueses saberão quem foi esta Senhora?
Eis alguns excertos do que é referido da sua memória: “MARIA VIOLANTE VIEIRA ,natural de Lisboa, nasceu a 01-11-1915 e faleceu a 27-01-1997. Licenciada em Filologia Germânica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi, durante um breve período, Professora no Colégio Inglês, actividade que abandonou após a morte do pai, para se ocupar das firmas da família, especialmente da Papelaria Progresso à frente da qual se manteve durante várias décadas”.
“Foi no desempenho dessas funções que, no início dos anos 70, uma deslocação ao estrangeiro para participar numa feira internacional lhe proporcionou um primeiro contacto com os Cartões de Natal da UNICEF, que, desde logo, quis trazer para Portugal. Estabelecidos os primeiros contactos com a UNICEF, juntamente com um grupo de cidadãos empenhados em contribuir para a causa das crianças mais desprotegidas do mundo, cria a Associação “Amigos da UNICEF”, que pouco tempo depois termina as suas funções dando lugar ao Comité Nacional para a UNICEF. Empenhou-se profundamente na defesa e aplicação dos Direitos da Criança.
Em 10 de Abril de 1979, foi criado o Comité Português para a UNICEF, do qual, Maria Violante Vieira assumiu a sua Presidência, sendo sob a sua direcção, que o Comité teve grande desenvolvimento como acções de recolha de fundos para apoio aos programas da UNICEF em todo o mundo, aumentando de forma significativa a venda de cartões de Natal e criando Delegações do Comité em vários pontos do país, como atraiu, pelas acções de divulgação desenvolvidas, doações espontâneas para aqueles programas.
Durante o período que se manteve na Presidência do Comité Português para a UNICEF, a aplicação dos Direitos da Criança foi uma preocupação constante de Maria Violante Vieira, tendo, nesse âmbito, o Comité produzido e divulgado, com a elaboração de outros organismos, nomeadamente o Ministério da Educação, materiais destinados a dar um maior conhecimento dos Direitos da Criança.
Maria Violante Vieira foi condecorada em Março de 1997, a título póstumo, pelo Presidente da República, Dr. Mário Soares, com a Comenda da Ordem do Infante.
O seu nome faz parte da Toponímia de: Lisboa (Freguesia de Benfica)” –
Nenhum comentário:
Postar um comentário