.Jorge Trabulo Marques - Jornalista
Jorge Trabulo Marques - Jornalista
Mais tarde, no Brasil, em 2004, no dia das mães, Lady Laura. respondeu algumas perguntas, pelo telefone à revista Contigo, que fez manchete - Não se recordando já da entrevista que me concedeu, 22 anos antes, disse: "Olha, jamais dei entrevista. Durante toda a carreira do meu menino, essa certamente será a primeira e a única" – Sim, mas a um microfone a única em sua vida foi há 38 anos em Lisboa.
A entrevista foi registada num pequeno gravador
de cassetes áudio, num ambiente movimentado, mas a sua voz é perfeitamente audível e o que mais
importa é o registo de uma memória - A voz inesquecível da mulher mais
importante na vida do maior ídolo da música brasileira da atualidade.
Existem
muitas imagens mas, pelos vistos, não há testemunhos da sua voz no mundo
da WEB – Isto porque, Laura Moreira Braga, nascida em Mimoso do
Sul, 10 de Abril de 1914 e falecida no Rio de Janeiro, a 17 de Abril de
2010), sim, mais conhecida por Lady Laura (título de uma composição de Roberto
Carlos/Erasmo Carlos), não gostava de dar nas vistas.
Aliás, isso mesmo me declarou, quando lhe disse que a sua presença tinha passado despercebida dos jornalistas. Porém, quis um feliz acaso que, depois de ter gravada uma breve entrevista ao seu filho, pudesse também, ato contínuo registar as palavras de sua mãe. E, curiosamente, tudo podia ter ficado reduzido a umas curtas declarações, quando, quase logo no começo de suas tão carinhosas expressões, lhe colocava uma pergunta que por certo não fazia parte dos pensamentos do seu coração
Pelo que assim depreendo e não existindo qualquer registo sonoro da sua voz, na Internet, Lady Laura (aliás, no Youtube, já houve quem copiasse a minha entrevista para dar a conhecer a sua voz ) esta terá sido a primeira e a única vez que foi entrevistada, frente a frente – A entrevista ocorreu, em 1982, em Portugal, pouco antes de tomar o avião, no aeroporto de Lisboa, de regresso ao Brasil, com o seu filho, após vários espetáculos em Lisboa, Portimão e Porto - Sim, no termo da sua primeira viagem a Portugal - Por certo quando falou à Revista CONTIGO - já não se lembraria do breve diálogo que teve com o inesperado repórter que se lhe dirigiu com um pequeno gravador na mão, depois de ter entrevistado Roberto Carlos, cujo registo, num dias destes, conto igualmente recordar
Portanto, não foi no Brasil, em 2004 - no dia das mães, por ocasião dos 45 anos da carreira artística de Rei da música popular brasileira, mas muito antes - Depois de tantos anos decorridos de um diálogo, tão imprevisto e casual, que nem sequer chegara a ouvir ou a ver publicado, de facto, não era fácil recordar-se - Mas foi divulgada no programa radiofónico Ora Hora! - da então Rádio Comercial - RDP, apresentado por Luís Pereira de SousaDaí que não se recordasse - quando declarou - através de um telefonema - feito para sua casa pela Revista CONTIGO - "Olha, jamais dei entrevista. Durante toda a carreira do meu menino, essa certamente será a primeira e a única. Não que eu não goste da imprensa, ao contrário, vocês sempre me tratam com muito carinho. É que não sou celebridade, famoso é o meu filho. Então vamos lá", concorda ela, que quebra o silêncio no ano em que seu caçula completa 45 anos de carreira " Excerto de Entrevista de Lady Laura a Contigo........A primeira entrevista de Lady Laura - portal clube do rei ..
Daí que não se recordasse - quando declarou - através de um telefonema - feito para sua casa pela Revista CONTIGO - "Olha, jamais dei entrevista. Durante toda a carreira do meu menino, essa certamente será a primeira e a única. Não que eu não goste da imprensa, ao contrário, vocês sempre me tratam com muito carinho. É que não sou celebridade, famoso é o meu filho. Então vamos lá", concorda ela, que quebra o silêncio no ano em que seu caçula completa 45 anos de carreira " Excerto de Entrevista de Lady Laura a Contigo........A primeira entrevista de Lady Laura - portal clube do rei .. .
Novamente um menino
E na hora do meu desespero
Gritar por você
Te pedir que me abrace
E me leve de volta pra casa
Que me conte uma história bonita
E me faça dormir
Só queria ouvir sua voz.
Me dizendo sorrindo:
Aproveite o seu tempo
Você ainda é um menino
JTM
– Recorde-me um pouco da sua infância. Ele era muito alegre quando era miúdo?
JTM – Fez-lhe alguma partida?.." - . Ora, esta pergunta, ia deitando tudo a perder. – Sua resposta: Lady laura - Agora eu vou deixar um beijo muito carinhoso, um abraço saudoso a todo esse Povo aqui de Portugal” -
Mas vá lá que (para quem também não contava fazer esta entrevista) depois lá acertei noutras perguntas que emocionavam mais o seu coração.- JTM – Dona Laura. Mais uma pergunta: no Brasil acompanha o seu filho? Já alguma vez sofreu com a saúde dele, com a vida dele?" - Lady laura. Ah, sempre! Quando ele viaja eu fico muito preocupada!...”
JTM – Dona Laura. Mais uma pergunta: no Brasil acompanha o seu filho? Já alguma vez sofreu com a saúde dele, com a vida dele?
"Não gosto de aparecer… gosto sempre de passar despercebida".
JTM – Nunca a preocupou a popularidade que ele tem: o facto de ser incomodado, de não ter privacidade na rua?...
UMA CARTA DE CORAÇÃO
JTM – Muito obrigado, Dona Laura. Muitas felicidades! Gostei imenso de a ouvir. Até um dia.
Foi Lady Laura, que era devota de Nossa Senhora, Cosme e Damião e São Judas Tadeu, quem passou a forte religiosidade para o cantor. Ela era uma das pessoas que mais incentivaram a carreira artística de Roberto Carlos.
Na gravação da canção ‘Lady Laura’, em 1978, Roberto chorou no estúdio e a música foi repetida várias vezes. A mãe nunca abandonou o filho desde o dia em que Roberto cantou pela primeira vez no rádio, aos 9 anos, em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo.
Roberto também homenageou a mãe em seus iates. No início dos anos 80, após o lançamento da música, o cantor batizou sua embarcação de Lady Laura. G1 - Morre aos 96 anos Lady Laura, mãe do cantor Roberto
Novamente um menino
E na hora do meu desespero
Gritar por você
Te pedir que me abrace
E me leve de volta pra casa
Que me conte uma história bonita
E me faça dormir
Só queria ouvir sua voz.
Me dizendo sorrindo:
Aproveite o seu tempo
Você ainda é um menino
Nenhum comentário:
Postar um comentário