Enquanto
o gráfico é hoje geralmente retratado em um preto austero e branco,
a
imagem que apareceu na revista semanal estava em um tom de cinza. -A
serigrafia que temos não está em branco e negro austero mas em negro azeitona e cinza- While
the graphic today is generally depicted in a stark black and white, the
image that appeared in the weekly journal was in a gray tone. -Don Quixote (Picasso)
DESENHO HISTÓRICO DE PICASSO
Temos uma dessas serigrafias, há muitos anos, devidamente guardada. Nao a reproduzimos integralmente para evitarmos cópias e protegermos a obra - Está numerada a lápis.E ja tem pelo menos alguma história - Veja mais à frente a troca de correspondência que suscitou com a Fundação Picasso -
Naturalmente que não tem o mesmo valor de que o desenho original, em todo o caso, é sempre uma serigrafia de uma das mais emblemáticas e popularizadas obras de Pablo Picasso -
À direita, uma das centenas de cópias, a preto e branco, que proliferam na Internet, sem gradações, sem os tons cinzentos intermédios.
FALSÁRIOS
ENCONTRAM EM PICASSO O CAMPO FÉRTIL DAS SUAS HABILIDADES, INUNDAM O
MERCADO E EXPLORAM FORTUNAS - ATÉ AS ASSINATURAS DE PICASSO, SÃO
DISPUTADAS EM LEILÕES VALEM HOJE MILHARES DE EUROS
Picasso
produziu milhares de obras, e algumas, quase instantaneamente, mas não
dispersava facilmente as suas assinaturas. Não promovia sessões de
autógrafos. Sabia valorizar os seus trabalhos, através do seu génio
invulgar mas não distribuía autógrafos a esmo – E quem, hoje os tem,
sabe quem pode contar com uns milhares. Autógrafo de Pablo Picasso
Contudo,
tal como ele variava de estilos na sua expressão artística, também
variou no estilo da sua assinatura, facto que veio a revelar-se
pernicioso contra a sua arte, dada a facilidade como os falsários o
imitam e atuam.
UM SIMPLES ESBOÇO PARA CELEBRAR UMA OBRA LITERÁRIA IMORTAL, QUE TAMBÉM ACABARIA POR SER IMORTALIZADA
UM SIMPLES ESBOÇO PARA CELEBRAR UMA OBRA LITERÁRIA IMORTAL, QUE TAMBÉM ACABARIA POR SER IMORTALIZADA
Picasso é considerado “o
artista mais prolífico na história. Ele fez milhares de pinturas,
desenhos e gravuras. Picasso também era o artista mais famoso do século
20 Daí a dificuldade da autenticação. Porque ele tinha tantos estilos ,
que veio a facilitar a vida aos falsificadores, que inundaram o
mercado com seus desenhos e pinturas forjadas". Pablo Picasso -Periodo Azul,Rosa,Obras e Tudo Mais!: Estilo de
The drawing
was made on August 10, 1955 for the August 18-24 issue (No. 581) of Les
LETTRES françaises, a weekly French journal
directed by Aragon, in celebration of the 350th anniversary of the publication
of Don Quixote, Part I. The journal presented articles (p 1, 9-11) by José
Bergamín, Jean Marcenac, Antoine Adam, Alice Ahrweiler, and Pierre Darmangeat,
and in a small headline on its first page proudly announced «Un document exclusif: Don Quichotte vu par Picasso». The drawing takes up an entire page (12), and at the bottom
appears this announcement: «Un tirage spécial de ce
dessin de Picasso sera mis en vente au stand des 'LETTRES françaises' à la 'fête
de l'Humanité' le 4 septembre à Vincennes, ainsi qu'aux prochaines 'Six heures
du livre' du Comité National des Ecrivains'».A Possible Source for Picasso's Drawing
of Don Quixote,....... Notes - Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes
Completam-se hoje 409 anos, sobre a data da publicação da 1ª parte do Livro Don Quixote de La Mancha - "Foi em 16 de janeiro de 1605 que os espanhóis puderam ler, pela primeira vez, a primeira parte das aventuras de El Ingenioso Hidalgo Don Quixote de La Mancha. Lançado inicialmente em Madrid, o grande romance de Miguel de Cervantes somaria 126 capítulos, divididos em duas partes – sendo que a segunda só seria lançada dez anos depois, em 1615. - Dom Quixote é considerado o primeiro romance moderno da história."
Em 2002, o livro foi eleito a melhor
obra de ficção de todos os tempos pelo Clube do Livro da Noruega em uma
pesquisa realizada com 100 renomeados escritores de 54 países.A primeira vez
de Dom Quixote «
Temos uma das serigrafias, que foram editadas pelo
Jornal Les Lettres Françaises, na sequência da celebração dos 350 anos
sobre a data da publicação da 1ª parte do romance de Don Quixote de La Mancha,
de Miguel Cervantes - Adquirimo-la a um francês, em 1980, que nos garantiu
tratar-se da referida edição especial. Está devidamente
identificada.
Não a reproduzimos integralmente para
evitar cópias, dado que, as que existem publicadas na Internet (são
numerosas) não reproduzem fielmente nem as dimensões nem a gradação dos tons cinzentos.
Tal como, aliás, é dito "Enquanto o gráfico de hoje é geralmente
retratada em um preto e branco austero, a imagem que apareceu na revista semanal
estava em um tom de cinza. o Don Quixote (Picasso)
- Wikipedia, the free encyclopedia
Petites Histoires- Picasso a crée ce dessin pour le numéro
spécial de Lettres Françaises à l'occasion du 350e anniversaire de la
publication de " Don Quichotte" en 1605. On peut voir l'original au Musée d'art et d'histoire de
Saint-Denis - Don Quichotte, 10 aout 1955 - dessin à l'encre de
chine (Reproduit en couverture des Lettres Françaises n°581, le 18-24 août
1955)
AS NOSSAS DILIGÊNCIAS - JUNTO DA FUNDAÇÃO PICASSO, PARA CONHECERMOS MAIS PORMENORES SOBRE A EDIÇÃO DA SERIGRAFIA, E, POSTERIORMENTE, NA SOCIEDADE COOPERATIVA DOS GRAVADORES PORTUGUESES E JUNTO DE ESPECIALISTAS, PARA SABERMOS SE TRATAVA DE UMA MERA CÓPIA OU, DE FACTO, DE UMA SERIGRAFIA COM HISTÓRIA - É, DE FACTO, UMA SERIGRAFIA - ESTÁ NUMERADA A LÁPIS - E, através de análise científica, é possível saber a sua data. Mas o mercado está invadido pelas mais díspares imitações - E até tatuagens.
Contrariamente, ao que é habitual, Pablo Picasso, que se saiba, só apôs a sua assinatura no desenho original, já que as reproduções especiais foram apenas numeradas a lápis e no verso - Pois foram editadas, 400 em papel arches e 1000, em papel ingres. . É o caso da nossa serigrafia. Segundo as nossas investigações, recolhidas de várias fontes, qualquer outra, editada na mesma data, que surja com a dupla assinatura de Picasso, além da original, é falsa. Não significa que o artista não pudesse, distinguir alguns casos especiais, mas Picasso, era um homem que, conquanto fizesse culto da sua arte, não era elitista com as pessoas. Era um homem do Povo. Existem imensas réplicas e formatos, e até coloridas. O desenho D. Quixote é um mero esboço, executado em cinco minutos.. Não vale pela sua qualidade artística mas pela importância do seu simbolismo - Concebido com dois propósitos: celebrar os 350 anos da obra prima de Miguel Cervantes e, posteriormente, de meio de angariar fundos para uma causa social.
Em Novembro de 2011, contatamos a Fundação Picasso - Não tanto com o propósito de obtermos o certificado de garantia (pois que é uma serigrafia, não restam dúvidas) mas com o intuito de recolhermos mais informações sobre o passado do referido desenho, dadas as controvérsias que então existiam sobre o paradeiro do original - Foram travadas várias mensagens, de que tomamos a liberdade de reproduzimos alguns excertos
-----Mensaje
original-----
De: jorge trabulo marques
Enviado el: viernes, 11 de noviembre de 2011 20:05
Para: conserv.fundacionpicasso; biblioteca.fundacionpicasso; docu.fundacionpicasso
Asunto: Pedido de informacion - obra de Picasso
De: jorge trabulo marques
Enviado el: viernes, 11 de noviembre de 2011 20:05
Para: conserv.fundacionpicasso; biblioteca.fundacionpicasso; docu.fundacionpicasso
Asunto: Pedido de informacion - obra de Picasso
Estimados Señores:
Fundación Pablo Ruiz Picasso
Yo vivo en Lisboa. Soy portugués. Periodista. Y un gran admirador de la obra y el carácter de Pablo Picasso. Compré lo en 1980, creo que es una serigrafia de Picasso . Don Quijote. Detrás del cartón es el N º 8292y el número de copias 200/55.
Me gustaría que me informaran de la autenticidad destas cifras.
Espero su respuesta.
Gracias
Jorge Trabulo Marques
Fundación Pablo Ruiz Picasso
Yo vivo en Lisboa. Soy portugués. Periodista. Y un gran admirador de la obra y el carácter de Pablo Picasso. Compré lo en 1980, creo que es una serigrafia de Picasso . Don Quijote. Detrás del cartón es el N º 8292y el número de copias 200/55.
Me gustaría que me informaran de la autenticidad destas cifras.
Espero su respuesta.
Gracias
Jorge Trabulo Marques
Estimado
Señor Marques,
En primer
lugar, gracias por contactar con nuestro Centro de Documentación.
Hemos estado
investigando la obra sobre la que nos consulta, y se trata de un dibujo que
Picasso realizó para ser reproducido "Les lettres françaises" por
encargo de Louis Aragon. El dibujo original, que actualmente está perdido, fue
objeto de una tirada especial con motivo de la "Fête de l'Humanité"
de 1955 -(...) Excerto
De: jorge trabulo
marques
Asunto: Re: Pedido
de informacion - obra de Picasso
Estimado Señor
Gracias por la amabilidad de la información que he proporcionado.
Consulté a Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses l, que me dijo esto es una impresión de la serigrafia, publicada en papel suave - adecuado para la observación de tinta - Opinión también con el apoyo de un perito valuador de arte.
En cuanto a las referencias escritas a lápiz en el reverso, admiten que el número 8292 se puede atribuir a la colección original de Picasso, un hecho que sólo puede confirmar V.Exas.. - En cuanto a la número 200/55, creer que se refier la cantidad de serigrafías editada -Esto es 55/ 200. La cuestión es saber quién hizo la edición y la credibilidad - y si es sólo un serigrafías sola edición. Para cuando me di cuenta - a través de la Internet - la misma obra fue reproducida en varios tamaños y técnicas - De pie, por lo tanto, evaluada con valores muy diferentes.
Sí, me gustaría tener más detalles acerca de quién tomó esta iniciativa. Esto es para mí el más relevante. Si se trata de una institución oprivado. En cualquier caso, para salir con la serigrafía como buena, sólo podría haber sido obtenidos a partir de una fotografía del original.
Lo compré en 1980. Ya con el papel un poco maltratado y envejecido.
Mi agradecimiento
Saludos de mucha consideración
Jorge Marques Trabulo
Asunto: RE: Pedido de informacion - obra de Picasso
Estimado Sr.En mi correo del pasado martes le dije por una confusión que el dibujo original estaba perdido. No es así. Hemos recopilado información que le puede ser de utilidad:
El original se encuentra en el Museo de Arte e Historia de Saint-Denis, localidad cercana a París.
El 10 de agosto de 1955, Picasso recibió a su amigo y biógrafo Pierre Daix en su residencia de La Californie (Cannes), quien le expuso que el semanario "Les Lettres françaises" deseaba reproducir una obra suya con motivo del 350 aniversario de la aparición de “Don Quijote de la Mancha”. Fruto de la petición de Daix fue este "Don Quijote y Sancho", que apareció en el número 581 de "Le Lettres..." el día 18 de agosto de 1955.
Pierre Daix, considerado como uno de los principales expertos a nivel mundial en la vida y obra de Picasso, con numerosos estudios y biografías en su haber, había sido nombrado en 1947 jefe de la redacción de “Les Lettres françaises”, semanario literario y cultural que dirigía el poeta Louis Aragon, siendo por entonces ambos intelectuales miembros del Partido Comunista Francés. Picasso, que también estaba afiliado al PCF desde 1944, colaboraba con frecuencia en la prensa y actos organizados por el partido.
Según Pierre Daix, "Solamente existe un dibujo de Don Quijote y Sancho Panza. Se halla en el Musée de Saint-Denis, cerca de París. Picasso lo realizó el 10 de agosto de 1955 para "Les Lettres françaises", que lo reprodujo por primera vez, y quiso que no fuese reproducido después más que tipográficamente para su mayor difusión posible".
Efectivamente, inmediatamente después de su publicación en la revista, ésta se encargó de editar una reproducción del dibujo en una tirada especial: 400 ejemplares sobre papel Arches y 1.000 sobre papel Ingres. Según anunciaba la propia revista, dichas reproducciones serían puestas a la venta el 4 de septiembre de 1955 en Vincennes, en el stand de Les Lettres françaises, durante los actos de la “Fête de la Humanité” (“Fiesta de la Humanidad”), así como en la llamada “Six heures du Livre” (“Seis horas del libro”), organizada por el Comité Nacional de los Escritores del Partido Comunista Francés. Así se desprende de lo publicado en el libro "Picasso & la presse : un peintre dans l'histoire", de Gérard Gosselin...[et al.], París, Éditions Cercle d'Art & l'Humanité, 2000, fig. 240. No hemos intentado averiguar el valor de mercado que pueden llegar a alcanzar estas láminas, que probablemente pueda ser mayor del habitual. - Excerto de vários emails
ALGUNS DOS ECOS DA FAMOSA OBRA DE
CERVANTES
"Don Quixote de la Mancha, escrito por Miguel de
Cervantes Saavedra, teve sua primeira edição publicada no dia 16 de janeiro de
1605. É uma das obras-primas da literatura espanhola e da literatura universal
e também o livro mais traduzido. A inspiração de Cervantes para compor essa
obra originou-se, ao que tudo indica, do chamado Entremez dos romances, de uma
época anterior (embora isso seja discutível). Seu argumento ridiculariza um
lavrador que enlouquece acreditando ser herói de romances. O lavrador abandonou
sua esposa e partiu como fez Don Quixote. Esse entremez possui uma leitura
dupla: também é uma crítica a Lope de Veja, que, depois de compor numerosos
romances autobiográficos nos quais contava seus amores, abandonou sua esposa e
partiu para a Armada Invencível. - Publicada a primeira edição de Dom
Quixote de la Mancha |
A novela originalmente titulada "O engenhoso fidalgo Don Quijote da
Mancha", escrita por Miguel de Cervantes Saavedra encerrado no Cárcere
Real de Sevilla na que se encontrava preso por roubar dinheiro público de um
banco que quebrou. A primeira parte de sua obra se publicaria o 16 de janeiro
de 1605 pela primeira vez, pára em 1615 aparecer a segunda parte do Quijote de
Cervantes com o titulada "O engenhoso cavaleiro don Quijote da
Mancha" Se publica pela primeira vez a faz cume
da literatura espanhola .
Estrutura e prosa da obra
Estrutura e prosa da obra Don Quijote de La Mancha, a maravilha literária de Cervantes, narrado na mais fina prosa popular castelhana, é composta de 126 capítulos de sabedoria, amizade, enternecimento, encantamentos, loucuras e divertimento, divididos em duas partes: a primeira surgida em 1605 e a outra em 1615. Monumento que Cervantes começou a erguer com pena e tinta, “no silêncio do esquecimento”, encarcerado em Sevilha, em 1602, por mesquinharias. Obra que mais de 100 críticos literários, vindos de todas as partes, recentemente reunidos, indicaram como o melhor livro do mundo.
PÚBLICO - 09/05/2002 "Don Quixote", a
obra-prima de Miguel de Cervantes (1547-1616), foi votada anteontem como o
melhor romance do mundo por um conjunto de 100 escritores de 54 países, numa
iniciativa do Instituto Nobel, na Noruega.
A obra de Cervantes - um romance satírico publicado,
em duas partes, em 1605 e 1615, e que conta a história de um velho e lunático
cavaleiro que vagueia na companhia do seu escudeiro Sancho Pança pela região de
La Mancha, no centro de Espanha, realizando estouvados actos de cavalheirismo
destinados a provar o seu amor por Dulcineia, que ele nunca conheceu - encabeça
a lista com uma vantagem confortável sobre "Em Busca do Tempo
Perdido", de Marcel Proust, eclipsando tanto as peças de William
Shakespeare como inúmeras outras obras-primas da Humanidade, de Homero a
Tolstoi "Don Quixote"
considerado o melhor livro do mundo
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