expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

São Tomé - Minha Linda Ilha Verde! E os anos verdes da minha mocidade!



Jorge Trabulo Marques - Jornalista






Ó Divino e formoso sortilégio!

- Minha linda Ilha de São Tomé!

- Imagem ardente dos anos da minha juventude mais ousados!

Dada a impossibilidade de voltar a poder vislumbrar-vos,

pelo menos por agora - será que terei eu de conformar-me,

dando-vos por definitivo o meu adeus para sempre!

Oh, não! Não posso acreditar em tal fatalidade!

- Ó plenitude perdida dos meus olhos!

Imagino-vos bem longe de mim

mas tenho-vos sempre no pensamento!...

Não estais esquecida!... Por ora,

eu não posso ir junto de vós,

mas vinde então vós

ao encontro do meu coração!

Vinde numa manhã qualquer e trazei-me

a esperança de um espasmo alegre de frescura,

a junção da terra às palpitações do meu peito!

Mesmo que seja a névoa saturada, o nevoeiro

que pousa no cimo dos florestados montes, do outeiro!

Ou apenas um único raio de luz do firmamento azul

que vos serve de arco - Vinde ter comigo,

abençoada dádiva!

- Generoso Éden terrestre!

Trazei-me as múltiplas sensações,

que os anos e a distância já me roubaram,

os agradáveis momentos de adoração

dos verdes coloridos, frescos e intensos

das copadas árvores que formam os densos

e misteriosos obós, amálgamas de sinfonias

de sons e de cores, povoadas por nervosas cascatas

e correntes de águas, impregnadas de substâncias

aromáticas inesgotáveis, frémitos

de silêncio e deslumbramento

 Jorge Trabulo marques 

Nenhum comentário: