expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 16 de junho de 2020

Covid-19 - Empresários de diversão itinerante - Do protesto à festa – Em Lisboa, a meio da manhã, concentraram-se, ruidosos, em cordão humano e junto à DGS – Depois, tendo sido atendidos, acabaram por ficar por lá em animado convívio, ao longo da tarde, no alto da Alameda

JORGE TRABULO MARQUES - JORNALISTA - 














 ,Cerca de duas centenas de empresários de diversão itinerante, acompanhados por camiões,  munido de megafones  e de cartazes, concentraram-se,  junto à Direção-Geral da Saúde (DGS), na Alameda das Universidades, em Lisboa, com o intuito de serer recebidos pelas autoridades de saúde.

Tendo sido atendidos, nas suas exigências, sobre o  protocolo sanitário apresentando pela associação em 4 de junho, acabaram por ali ficar nas imediações do edifício,  o resto da tarde, no alto da Alameda D.Afonso Henriques, frente às escadarias do Instituo Superior Técnico, em animado convívio.   

Deslocámo-nos ao local para registar as suas impressões e o balanço da jornada, que consideram muito positiva, mostrando-se felizes pelo desfecho que teve



Cancelaram O protesto após DGS "aceitar propostas"

Tal como é noticiado, Associação dos Profissionais Itinerantes Certificados disse ter recebido esta terça-feira garantias da Direção-Geral da Saúde (DGS) de que os empresários de diversão itinerante vão poder retomar a atividade, pelo que vai cancelar a continuação dos protestos que tinha agendado em Lisboa.

“É uma grande vitória, mas foi preciso ameaçar e fazer força. Eles [DGS] aceitaram todas as nossas propostas e amanhã ou depois vão assinar um papel que nos permitirá trabalhar”, disse à agência Lusa o empresário Daniel Sousa, da recém-criada Associação dos Profissionais Itinerantes Certificados (APIC), explicando que, com essa autorização, os empresários podem depois comunicar a atividade aos municípios.

Em causa estão propostas sobre o protocolo sanitário, que tinham sido apresentados pela associação em 04 de junho.
Perante estas garantias, a APIC decidiu cancelar as restantes ações de protesto que tinha agendadas para os próximos dois dias em Lisboa.

Fazemos hoje o desfile com os camiões por Lisboa e regressamos a nossa casa. Ficamos satisfeitos por ter sido mais rápido do que estávamos à espera”, afirmou Daniel Sousa.
O desfile de hoje, que tinha início marcado para as 19:00, tem passagens pela Avenida 24 de Julho, Segunda Circular, Entrecampos, Praça do Marquês de Pombal, Praça dos Restauradores, Avenida Infante D. Henrique, Avenida 24 de Julho, Avenida da Índia e Belém.
Devido ao surto de covid-19, os negócios itinerantes em eventos culturais, feiras, festas, romarias e circos, a maioria das quais canceladas, ficaram comprometidos. https://tvi24.iol.pt/sociedade/coronavirus/covid-19-empresarios-de-diversao-itinerante-cancelam-protesto-apos-dgs-aceitar-propostas

Nenhum comentário: