orge Trabulo Marques - Jornalista e investigador
Os Estados Unidos ultrapassaram agora a
Itália para terem o maior número de mortes por coronavírus do mundo.
Os dados mais recentes, compilados pela
Universidade Johns Hopkins, mostram que mais de 20 000 pessoas morreram nos
Estados Unidos.
O marco sombrio surge pouco depois de os
EUA se terem tornado a primeira nação a registar mais de 2 000 mortes por vírus
num único dia.
O governador de Nova Iorque, Andrew
Cuomo, disse no sábado que o número de mortos do Estado parecia estar a
estabilizar.
Anunciando um número de 783 novas mortes
por 24 horas, ele observou que os últimos dias tinham sido em torno do mesmo número.
"Não é um número recorde, e podem
ver que o número está a estabilizar um pouco, mas está a estabilizar a um ritmo
horrível", disse Cuomo. "Estes são números incríveis que representam
uma perda e uma dor incríveis".
O Estado de Nova Iorque tornou-se o
epicentro do surto nos EUA, registando mais de 180.000 dos quase 530.000 casos
do país.
O distinto académico norte-americano, autor de vários estudos da medicina, da história e da politica, um dos quais premiado em 2007 como “o melhor livro sobre um tema internacional, escreve que “as doenças epidémicas não são eventos aleatórios que afligem as sociedades caprichosamente e sem aviso", Diz Yale Frank Snowden.- historiador da Universidade de Yale “Pelo contrário, toda sociedade produz suas próprias vulnerabilidades específicas. Estudá-los é entender a estrutura da sociedade, seu padrão de vida e suas prioridades políticas. Considerando que o coronavírus é um grande drama moral ocorrendo diante de nossos olhos. E o roteiro ainda não foi escrito.”
“O coronavírus é um grande drama moral ocorrendo diante de nossos olhos. E o roteiro ainda não foi escrito. – Confessou numa recente entrevista a um jornal norteamericano.
Declarando que, as tragédia de hoje, pode ser, às vezes, a possibilidade de amanhã. Segundo Snowden, as pandemias não refletem apenas as vulnerabilidades existentes na sociedade - elas apresentam uma oportunidade sem precedentes para mudanças transformacionais. Em seu novo livro, Epidemics and Society , Snowden explora como doenças infecciosas ao longo do tempo alteraram os resultados de guerras, inspiraram reformas políticas, demoliram revoluções, transformaram o relacionamento de sociedades inteiras com Deus e mudaram fundamentalmente o curso da história humana.
Segundo Snowden, enfrentamos uma “bifurcação na estrada” como espécie. Poderíamos usar o coronavírus como justificativa para recuar na xenofobia, etnonacionalismo e tribalismo - como já vimos em muitos lugares; ou poderíamos usá-lo como uma oportunidade para construir um mundo melhor e mais justo. As doenças epidêmicas ao longo da história levaram a ambos os conjuntos de respostas, mas a história deste
O historiador de Yale, Frank Snowden, há muito tempo fascina-se pela maneira como as epidemias sustentam um "espelho" das condições sociais, culturais e políticas em que elas surgem. Seu livro mais recente, " Epidemias e sociedade: da peste negra ao presente ", publicado pela Yale University Press em 2019, é o resultado de 40 anos de pesquisa sobre o assunto.
Desde o surto de COVID-19, Snowden, que é o professor emérito de história de Andrew Downey Orrick, tem sido destaque no The New Yorker, no New York Times e no Wall Street Journal por sua experiência histórica. Recentemente, ele conversou com a YaleNews de Roma, onde havia viajado para pesquisar antes do início do surto. Sua pesquisa atual em um arquivo do Vaticano está suspensa devido ao surto global de coronavírus. Entrevista editada e condensada.
Quando você iniciou seu livro, imaginou que o mundo estaria enfrentando uma crise epidêmica?
A resposta mais óbvia é "Não, claro que não". Por outro lado, há outra resposta. Acho que a pergunta mais angustiante que ouvi durante esse surto veio do presidente Trump, que perguntou: "Quem poderia saber?" Isso me pareceu uma coisa extraordinária de se dizer, porque todo mundo deveria saber.
Desde 1997, com o surto do vírus aviário, autoridades de saúde pública, virologistas e epidemiologistas vêm dizendo que vamos experimentar uma grande pandemia em um futuro não distante. Eles pensaram que somos particularmente suscetíveis como sociedade a vírus pulmonares.
Em 2005, [diretor dos Institutos Nacionais de Alergia e Doenças Infecciosas] Anthony Fauci apareceu no Congresso dos EUA, que estava analisando essas possibilidades, e ele tinha uma analogia interessante. Ele disse que os meteorologistas podem dizer aos moradores do Caribe com certeza que sofrerão furacões no futuro. Eles não seriam capazes de dar uma data exata e não seriam capazes de prever a força do furacão, mas eles definitivamente sabem que um está por vir. É exatamente o mesmo com relação à ciência médica e a uma pandemia. Fauci disse que não sabia dizer quando e não sabia se seria pior do que a gripe espanhola ou não. Mas ele poderia dizer com absoluta certeza que está chegando.
Desde então, nós meio que vivemos com uma dieta de festa e fome, de modo que quando há um surto de alguma coisa - SARS ou Ebola - há um grande gasto em dinheiro e pesquisa científica. Estruturas organizacionais são criadas e, quando o surto desaparece, a natureza humana assume o controle e as pessoas querem esquecê-lo. O financiamento seca e as instituições são desmanteladas.
Uma das razões pelas quais quero falar com jornalistas é que, quase por acidente, um microfone foi colocado na minha mão e tenho a chance de usá-lo para falar sobre preparação. Muitos dos jornalistas com quem falei dizem estar alarmados com a rejeição da ciência e acreditam que se envolver em uma discussão contínua com cientistas e especialistas em saúde pública é algo que pode ser proveitoso. Essa é uma ideia que eu tenho tentado promover. Não sei se vai acontecer alguma coisa, mas, se acontecer, poderia me aposentar desse papel incomum em que me encontrei e voltar a ser um historiador que entra em arquivos e escreve, e é disso que eu gosto melhor.
Como as epidemias sustentam um espelho para a sociedade?
As doenças epidémicas atingem os níveis mais profundos da psique humana. Eles colocam as questões finais sobre a morte, sobre a mortalidade: para que serve a vida? Qual é o nosso relacionamento com Deus? Se temos uma força onipotente, onisciente e benigna, como reconciliar essa força com essas epidemias que varrem as crianças em números extraordinários?
As epidemias também colocam tensões realmente enormes nos laços familiares. Se você ler Giovanni Boccaccio e Daniel Defoe, que escreveram sobre a peste bubônica, você vê pais abandonando seus filhos e cônjuges abandonando um ao outro, e amizades desmoronando diante desses eventos. Há um enorme impacto na vida pessoal das pessoas, em suas famílias e nas sociedades em que vivem.
Uma grande doença epidêmica como a que estamos vendo agora com coronavírus coloca enormes pressões sobre a economia e, como as pessoas são ameaçadas de fome e desemprego, suas amarras sociais se soltam nessas situações estressantes. Há também a questão do relacionamento das pessoas com a autoridade. Essas autoridades, e nós, como pessoas, realmente nos importamos com o que acontece com outras pessoas? Isso é uma prioridade real ou é algo que acabamos de dizer no domingo?
Como nosso ambiente físico afeta quais epidemias florescem?
As doenças não são todas iguais. Penso em cada um como indivíduo, cada um com sua própria personalidade. Nem todo micróbio pode afetar todas as sociedades, porque cada sociedade possui vulnerabilidades específicas, dependentes do tipo de sociedade que somos. A cólera é uma doença da Revolução Industrial. Ele encontrou caminhos em todo o mundo porque os seres humanos os criaram: cidades enormes com superlotação extraordinária, sem infraestrutura sanitária, sem esgoto, sem ruas pavimentadas, pessoas vivendo umas sobre as outras e a mais horrenda situação higiênica. As condições eram perfeitas para o florescimento de doenças como febre tifóide ou cólera que são transmitidas pela via oral / fecal.
Hoje, no mundo industrial, seria impensável que a cólera pudesse devastar a cidade de Nova York, Paris ou Roma, porque temos infraestruturas sanitárias robustas. Em ambientes com poucos recursos, é diferente, porque eles têm os tipos de condições que eu estava falando.
Por outro lado, somos quase 8 bilhões de pessoas e vivemos em cidades enormes que são extremamente congestionadas, e todas essas cidades estão ligadas por viagens aéreas rápidas. Portanto, o que acontece clinicamente em Jacarta pela manhã pode acontecer em New Haven e Paris à noite. Com todos esses vínculos internacionais criados pela globalização, há uma oportunidade para um tipo muito diferente de doença florescer, e parece que o coronavírus agora está explorando essa mesma condição.
O mundo que criamos é tão populoso e também tão desregulado e ganancioso que invadimos enormemente o habitat de animais selvagens. Isso está colocando uma pressão extraordinária neles, para que os seres humanos sejam forçados a entrar em contato com espécies que podem ser reservatórios de uma variedade extraordinária de doenças que as populações humanas nunca haviam encontrado antes.
Podemos ver isso no Ebola, onde a indústria de palmeiras invadiu as florestas da África Ocidental, derrubou as árvores e expulsou os morcegos. Existem muitas centenas de espécies de morcegos, e muitas dessas espécies abrigam centenas de coronavírus. Muitos deles são letais para os seres humanos.
Os morcegos foram expulsos do dossel da floresta que era sua casa original e se aproximaram das habitações humanas, aninhando-se aos milhares em uma árvore perto da casa de um menino de 2 anos de idade. Ele brincou na árvore perto de sua casa em Meliandou, na Guiné, e foi contaminado pelos morcegos, milhares deles, derramando seus excrementos e vírus, que ele inalou. Estudos genómicos determinaram que todos os casos de Ebola na África Ocidental são descendentes dessa criança e seu encontro com morcegos.
Portanto, parte da história das epidemias é que, como mundo, não nos importamos o suficiente com o planeta. Não estamos lidando muito bem com nossas florestas e com os animais que vivem nelas. Parece que pensamos que tudo na floresta está em disputa, por lucro.
Aqui voltamos ao que eu disse anteriormente, que cada epidemia tem sua própria personalidade. Alguns escolhem apenas grupos específicos desproporcionalmente. Alguns, se eu pudesse ser ridículo, são mais democráticos; eles afetam todos na sociedade. Portanto, não é verdade dizer que a chave única para doenças epidêmicas é a pobreza.
Mas se você apenas pensar nos conselhos dados pelos Centros de Controle de Doenças sobre como se proteger: pratique o distanciamento social e lave as mãos quantas vezes pudermos no decorrer do dia. Mas que significado isso tem se você mora em uma favela na Cidade do México ou nas favelas do Brasil ou nas favelas de Mumbai? Como você pode ter um distanciamento social quando mora 10 pessoas em uma sala de um prédio onde as pessoas estão empilhadas umas sobre as outras? Como você pode ficar lá dentro, se não tem fundos para comprar provisões e não tem suprimento de água? Também é ridículo falar em lavar as mãos quando não há suprimento de água. Como você fica por dentro se está sem-teto?
Existe algum conselho que você gostaria de dar aos líderes mundiais agora?
Sim. Havia um médico que estava na linha de frente durante a SARS e lhe perguntaram: "O que precisa acontecer agora?" Ele respondeu: "Vamos torcer para que possamos mudar para sempre". Agora estamos lidando com o coronavírus, e esperemos que possamos mudar para sempre com isso, e tenha certeza de que estamos preparados para que a morte e o sofrimento desnecessários e evitáveis de tantas pessoas não precisem se repetir.https://news.yale.edu/2020/04/08/historian-frank-
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