"Para os chineses, a arte e a vida são uma só. O belo é sempre considerado em relação ao real. O ideal para o qual o pintor é o homem todo e de todo o universo, ambos garantidos, de acordo com o próprio homem e com a natureza. Por fim, a pintura é a religião dos chineses. - Disse François Cheng , poeta, escritor, filósofo, professor. Chinês. nascido 30 de de Agosto de 1929 na China em Jinan, naturalizado francês em 1971, numa entrevista, concedida ao L'Express, em 15/10/1998, a que mais adiante ainda me vou referir
Selo assinatura do artista e anotações |
O sonho está ao alcance
Quando estamos em silêncio
O sonho permanece intacto"
François Cheng
A PINTURA MAIS BELA E POÉTICA DO MUNDO
(a cor do suporte é mais amarelo, que mostra a imagem)
Tê-lo à frente dos olhos ainda é mais fascinante |
O dia em que me apaixonei pela pintura chinesa, deveu-se a um feliz acaso e já vai longe - Foi na década de 80.
– Foi no dia em que comprei, a um chinês, (residente, até então, em Paris), e a preço convidativo, quatro magníficos painéis de pintura antiga assinados, com notas ao alto, e o inseparável selo, componente das Antigas Artes – Conheci-o, casualmente, na extinta Pastelaria Colonial, situada à saída do metro dos Anjos. em Lisboa
Disse-me que queria voltar a Macau (mas fiquei com a ideia que ele era natural da China - até porque num dos quadros, por detrás, está escrito Beijing) e, que, como muita pena sua, precisava de desfazer-se dos quadros, propondo-me a sua compra – Mas, a bem dizer, nem ele nem eu, estávamos ainda conscientes da sua antiguidade. Mal mos mostrou, não resisti à sua amável proposta - Fui seduzido pelo seu encanto e nem pensei sequer que poderia estar em presença de verdadeiras obras primas – Dos quatro, apenas me restam dois: um estragou-se com a humidade – moro num águas furtavas e, quando me apercebi, estava todo manchado, as tintas corriam sobre o papel de arroz. Outro ofereci-o ao meu amigo Wang, há dois anos – Um chinês radicado, em Lisboa, há vários anos, pessoa muito culta e que, pela admiração e simpatia que me merece, dei-lho em oferta – Os dois que me restam, não tendo condições de os preservar, pois, o papel de arroz absorve facilmente a humidade e, como o desvão do telhado, no Inverno é muito húmido, e, receando que pudessem também deteriorar-se, estão guardados em casa de pessoa amiga, onde os desejo manter, dado serem autênticos tesouros.
Selo assinatura do artista e anotações |
“A história da pintura chinesa vai muito
para trás no tempo. Há cerca de 4.000 anos, no início do período Neolítico
aparecem figuras decorativas e muitos desenhos de animais em cerâmica, são os
desenhos mais antigos da China. Mais tarde, em 475-221 aC,
durante o período dos Reinos Combatentes, pintura tradicional chinesa já
atingiu um elevado nível de qualidade”
Ainda não consegui identificar a data
precisa dos quadros de pintura chinesa, de que sou possuidor, porém, avaliar pela opinião que me foi dada, por
especialista, e ainda pelo que pude
depreender através de aprofundada pesquisa de pintura do mesmo género, na Internet,
admite-se que a sua antiguidade seja de alguns séculos – Quadros da chamada pintura tradicional, muito valiosos e de alto
contorno artístico, que, qualquer bom colecionador de arte chinesa, que se preze,
mas não só, creio que gostaria de ter na sua coleção - E também gostaria de os ter pendurados em minha casa mas não os posso ter pelas razões atrás expostas .
CHINA - O ENCONTRO DE TODOS OS CREDOS - E QUE EXERCEU GRANDE INFLUÊNCIA EM TODAS AS CULTURAS
CHINA - O ENCONTRO DE TODOS OS CREDOS - E QUE EXERCEU GRANDE INFLUÊNCIA EM TODAS AS CULTURAS
"A China é um dos poucos países onde se encontram preenchidas todas as grandes
espiritualidades da humanidade: Confucionismo, Taoísmo, Budismo, Islamismo,
Cristianismo. Mas o processo de abertura
foi muito longa. A primeira reunião, foi com a
Índia no século IV, o que o levou a abraçar o budismo: levou oito séculos de
digerir. O último encontro decisivo, aquele com o Ocidente no
século XIX, foi realizada em condições terríveis para a China, sem confiança ou
sinceridade. Em 1925 já, Lu Chin, a grande
figura literária chinesa, disse: "Nossa salvação está em diálogo com o
outro." Hoje, para a China, o Ocidente não é um apelo exótico, uma
necessidade vital".
"De
acordo com o projeto do chinês, o universo é regido por um princípio unitário,
um sopro (no seu sentido mais nobre, que significa "espírito"). A
respiração é a primeira revigorante circular. A
matéria é apenas uma espécie de condensação de ar; é o
segundo, porque ela se solidifica, é corrupto, é dividido. Dentro
do universo, há duas respirações vitais, yin e yang, e o sopro do vácuo mediana
que faz com que uma interação entre os dois, como o torvelinho que vem quando
você derramar água quente sobre o chá .- Excerto de.«La
peinture est la religion des Chinois» - L'Express
ARTE CHINESA - QUE O GOSTO OCIDENTAL NÃO ENTENDE FACILMENTE - MAS QUE CEDO IMPORTOU
"A arte chinesa é
extremamente complexa, e de difícil abordagem. Múltiplas barreiras se levantam
entre o Ocidente e o Extremo Oriente: a escrita chinesa, pintura de idéias,
constitui o primeiro importante obstáculo; a antiguidade cultural deste povo, a
sua evolução num meio fechado e a singularidade de sua psicologia são outros
tantos obstáculos; as suas tradicionais formas sociais, os seus costumes mais
mágicos que religiosos de aproximação do sagrado, tornam difícil a sua compreensão."
"(…) As primeiras
obras de arte chinesa que chegaram ao Ocidente pertenciam à última época da
dinastia Ts'ing (1644 - 1912), período de decadência, de influência européia
nas oficinas chinesas que então inundaram a Europa de «objetos chineses»
vulgares, de porcelanas românticas. de estatuetas rococó, de jarrões de cores
berrantes. Esta «arte» chinesa imperou em todas as lareiras dos salões
europeus, importada pelas companhias orientais holandesa, francesa e inglesa
desde o século XVII. A arte chinesa durante muito tempo só foi conhecida e
apreciada através desta nociva caricatura. Foi necessário o trabalho lento dos
sinólogos, dos especialistas, colecionadores e peritos, para que o Ocidente
conhecesse o verdadeiro rosto desta estética tão particular e complexa" Arte
Chinesa:
"Artes chinesas
estão entre as mais antigas tradições artísticas do mundo. Ao
contrário de pintura ocidental, pintura chinesa não é apenas uma representação
visual do que o artista vê ou imagina, isso é mais a expressão de um modo de
pensar, enfatizando a harmonia entre o homem e o universo, e do dinamismo dessa
relação.
A delicadeza da
pintura chinesa é tal que a venda dessas obras atingiram volumes recordes hojePeinture
traditionnelle chinoise
Não há razões para
recearmos a expansão das formiguinhas chinesas
- O chineses são, por temperamento, pessoas pacificas e tolerantes, de
elevado espírito laborioso e criativo. As suas lojas estão, matematicamente,
espalhadas pelo mundo inteiro e o próprio
Ocidente deslocou as suas fábricas para usar a sua mão de obra e os seus eficientes
canais de destruição – Mas isso é a ordem natural das coisas.
A PROFECIA QUE SE CUMPRE
A PROFECIA QUE SE CUMPRE
A propósito, vale a pena aqui
recordar as palavras do escritor francês louis-Ferdinand Céline - Nascido em
Coubervoie, no Sena, a 22 de Maio de 1894; falecido a 1 de Julho de 1961, em
Paris, vítima de um aneurisma. Uma das suas obras mais conhecida é “Viagem ao
fim da Noite” Não é autor que eu admire - aliás, o seu comportamento durante a
ocupação alemã, é condenado pela história. No entanto, há uma afirmação sua,
que surge publicada numa das entrevistas que concedeu, que me parece algo
profética ou pelo menos merecedora de alguma reflexão nos tempos actuais. Disse
o seguinte: “Vão ter que ver quando as hordas amarelas se lançarem sobre vocês.
Digo bem, sobre vocês, os jovens; eu, felizmente, estarei morto” (..) “No mundo
amarelo, toda a gente desaparece , antropologicamente. É assim. O amarelo é o
pilriteiro da raça. Tudo o mais são fluorescências secundárias. Mas o fundo é
amarelo. O branco não é uma cor. O amarelo tem todas as qualidades necessárias
para se tornar o rei da Terra. “
Compreendo-o. Ele estava preocupado mas eu nem tanto assim. Não
considero que seja um pensamento racista no sentido negro do termo. Até porque
não me parece que a humanidade venha a perder muito com isso - Pois, no conjunto
das muitas espécies que desaparecem, todos os dias, o desaparecimento de uma
raça, será apenas mais um mero episódio a acrescentar a um já vasto leque de
perdas Aliás, sublinhe-se que outras vão também surgindo - o processo evolutivo
é imparável. A História do Homem, perde, porém, algum colorido antropológico -
que vai deixar de ter. Contudo, ganhará no tocante ao reforço das formas de
sobrevivência e de enfrentar certos desafios do futuro: como, por exemplo, a
escassez de certas matérias primas e dos recursos naturais. Por isso, os
chineses e outros povos asiáticos - já, por natureza, herdeiros de uma cultura
milenar - serão também a grande civilização do futuro. Só eles poderão levar
por diante - e ainda mais longe - a grande jornada evolutiva do ser humano!
É um facto que a China é detentora de uma
das mais antigas civilizações da humanidade. Ainda a Europa estava mergulhada
na pré-história, já o Oriente, tanto a China como a índia, viviam um período
iluminado de descobertas - Ainda Cristo, não tinha divulgado a palavra bíblica,
já a China, havia descoberto o papel - A história do seu povo é antiga e
admirável!
.É verdade que o intercâmbio, económico e
cultural é muito importante para os países ocidentais. Se for conduzido em
termos de livre circulação recíproca, acho que o ocidente tem mais a ganhar do
que a perder. Só que isso não é bem assim: o ocidente absorve tudo o que a
China produz ( o que é bom e o que não presta) e a China absorve unicamente o
que lhe interessa! A grande diferença passa justamente por aí.
COMO EXPLICAR O SUCESSO DO CAPITALISMO COMUNISTA CHINÊS
COMO EXPLICAR O SUCESSO DO CAPITALISMO COMUNISTA CHINÊS
E, afinal, como explicar o sucesso do
regime chinês - que resiste, mesmo após o colapso do comunismo soviético e da
queda do muro de Berlim? - Perguntar-se-á: - por ser o expoente de um regime
proletário bem sucedido? Obviamente que não; pelo contrário: é fazer, com que
cada indivíduo, mais de que simples operário das fábricas, ou campesino, seja
ao mesmo tempo um artesão, com um sentido altamente comunitário, tal como as
abelhas numa colmeia. Este é, em grande parte, o segredo da vida chinesa. E, a
bem dizer, foi também a força motriz que fez com que o homem pudesse sobreviver
e evoluir entre as demais espécies ao longo dos tempos e de todas as épocas
............
Na sociedade ocidental, um empregado que é
despedido da sua fábrica, do ramo onde trabalhava, dificilmente se defende se
não arranjar outro trabalho compatível. Onde estão os sapateiros e oleiros da
minha infância, onde estão? Nesse tempo, algum deles passaria fome em qualquer
parte onde se encontrasse?!. O mesmo se pode dizer hoje de um bom pintor, de um
bom músico,, marceneiro ou bordadeira! - Desde o dia em que se começou a
incutir um certo espírito massificador - na cultura, nas artes, na ciência, na
procura de emprego -, a civilização ocidental só tem regredido
.......
Claro que um dos factores principais do
sucesso do regime chinês, é, naturalmente, a disciplina, o amor pelo trabalho e
a família, o espírito empreendedor e de sobrevivência( que, de resto, já vem de
longe) e um grande sentido colectivo - este acentuado ainda mais pela revolução
chinesa. Enquanto que, um dos grandes males da decadente civilização ocidental,
é justamente o egoísmo dominante, o individualismo exacerbado, o capitalismo
selvagem, a perda e descaracterização da sua identidade e dos seus valores ancestrais.
- Esta, sem dúvida, a causa para que, ao longo da jornada evolutiva da
humanidade, muitas civilizações desaparecessem e outras tomassem o seu lugar.
Este é o destino para qual caminham a
passos largos: a Europa, as Américas, Austrália, e até mesmo os países
africanos que não souberam libertar-se dos malefícios e dos preconceitos -
colonizados/colonizadores - E quem vai saber resistir e perdurar é a raça
amarela. Esta já se disseminou há muitos séculos por várias partes do mundo e
será precisamente a mesma que completará o seu ciclo, impondo-se às demais.
UM LIVRO DE PINTURA CHINESA QUE SE RECOMENDA - Já depois da publicação
deste post, tomei conhecimento da publicação do livro “O Pintor no Seu
Labirinto: Histórias da Pintura na China” , de autoria de Paulo Maia e Carmo, pintor, ilustrador, autor de banda desenhada –
Ainda não tive oportunidade de comprar o livre, mas depreendo que deverá ser
uma obra interessantíssima – leia a entrevista que concedeu ao Jornal On line
Ponto Final
Diz, a dado passo, dos artistas chinesas, o seguinte: “Estes
pintores são essencialmente místicos. São pessoas que gostam de caminhar. A
pintura ocidental nasce em volta da igreja católica, com a criação de imagens.
No princípio foi um pouco complicado, porque havia pessoas que achavam que não
se podia fazer. Mas na China antiga, como não existe propriamente uma
referência – a montanha em si é um deus, a natureza em si é um deus – o
misticismo deles exprime-se nesse amor pela natureza – Excerto de “Por serem tão estranhas essas montanhas” | Ponto Final
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