Maravilha Pré-Histórico de Portugal - Tendo sido., Adriano Vasco Rodrigues, o primeiro investigador a debruçar-se sobre o estudo deste monumental santuário rupestre, conhecido por Peda da Cabeleira de Nª Srªa

"O Município de Mêda manifesta, com profundo pesar, o falecimento do Senhor Professor Adriano Vasco Rodrigues, uma figura ilustre e de inegável contributo para a valorização da história e da cultura da nossa região, e do nosso concelho em particular.
(... ) O Município de Mêda decreta luto municipal no dia 24 de janeiro de 2025, caracterizado no hastear da bandeira do Município a meia haste no edifício dos Paços do Concelho.
Prof. Adriano Vasco Rodrigues, natural de Longroiva 4
de Maio de 1928. Registado como tendo nascido na Guarda, onde sua mãe teve de
ir fazer o parto, numa altura em que eram feitos em casa, visto apenas as
grandes cidades ou capitais dos distritos disporem de algumas condições de
assistência médica e sanitária
Mas é no concelho de Mêda, onde foi gerado criado, com raízes maternas na histórica vila raiana portuguesa de Almeida. Prestigiado Arqueólogo, Etnógrafo e Historiador, dividiu a carreira entre a docência, investigação científica e administração pública. ola.
Homenagem prestada na celebração do Solstício do Verão de 2021
Poucos mas irmanados por um sentimento de grande espiritualidade - Estes os momentos vividos na Celebração ao Solstício do Verão, por um pequeno grupo de peregrinos, vindos de perto e de longe, que vieram saudar o maior dia do ano na tarde do passado dia 21 de junho, junto aos altares dos místicos alinhamentos sagrados do Stonehenge Português, aldeia de Chãs, de Foz Côa, antigos calendários solares e lugares de culto dos povos que por aqui se fixaram, de que abundam ainda muitos vestígios, festejando os ciclos das estações do ano, a Mãe-Natureza, da qual dependiam inteiramente, venerando e dando graças ao Deus Sol, fonte da vida e fidedigno espelho da obra divina do Criador.
Estas as referências descritas pelo Municipio da Guarda - Adriano Vasco Rodrigues, que dirigiu a Revista Altitude (editada pela Assembleia Distrital da Guarda), iniciou a sua atividade na docência no ano de 1951, após ter concluído o Curso da Escola do Magistério Primário do Porto, lecionando como professor do ensino primário (designação à época). Cinco anos depois licenciou-se em Ciências Históricas e Filosóficas na Universidade de Coimbra, onde completou também o curso de Ciências Pedagógicas.
Adriano Vasco Rodrigues especializou-se depois em História da Arte Medieval na Universidade de Santiago de Compostela, onde fez o Curso de Língua e Cultura Espanhola. Lecionou no ensino secundário, inicialmente como professor eventual, profissionalizando-se em 1960. Entre 1958 e 1962, deu aulas no ensino superior, no curso de Arqueologia Peninsular no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Porto.
Em Angola desempenhou, entre 1965 e 1969, as funções de Inspetor Provincial Adjunto da Educação, tendo dinamizado a formação de professores e organizado a secção de Arqueologia do Museu de Angola; em parceria com sua esposa Maria da Assunção Carqueja Rodrigues, produziu a primeira Carta da Pré-História de Angola.
Entre 1969 a 1974, foi reitor e organizador do Liceu-Piloto Garcia de Orta. Nos anos seguintes assumiu funções em cargos de destaque na administração pública e política, tendo sido deputado independente da Assembleia da República pelo CDS-PP (1976-1982), Governador Civil da Guarda (1982-1983) e Diretor-Geral do Ensino Particular e Cooperativo (1983-1986).
Em 1988, assumiu, por concurso internacional, o cargo de Diretor da Schola Europaea, na Bélgica, organismo da União Europeia, onde esteve em 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário