O amplo e maravilhoso espaço onde o Rio Douro recebe as águas do Rio Côa. Do Vale Sagrando
Jorge Trabulo Marques - A caminho do 80 anos - Nem por isso desiste de amar estes belos espaços |
Abrindo meus braços no miradouro de S. Gabriel em Castelo Melhor - Outro maravilhoso espaço inigualável nas vertentes e nas ladeias do qual despontavam belos olivais e amendoais, mas que se vão tornando cada vez mais raros por via da desertificação que vai galopando a passos largos
Registo de video de 29 de Setembro 2019
Foz Côa e a Feira de S. Miguel 29 de Setembro, Capital da Amêndoa – Imagens de há 10 anos quando a feira merecia as honrarias da Praça do Município - Ontem estava vazia A feira foi transferida para outros espaços.
Apanha dá muito trabalho, dá cabo dos dedos e é mal paga - - Em dia do arcanjo S. Miguel “defensor dos filhos da Terra”, que bem precisam de ser protegidos- De mais obras de que muitas festinhas e festarolas.
Feira de S. Miguel – Uma das tradições antigas de Vila Nova de Foz Côa, com uma forte ligação à atividade agrícola Era a ocasião em que os agricultores aproveitavam para ir até à Praça do Município para vender a sua amêndoa, mas, ontem apercebemo-nos que a emblemática praça da sede o municio já não lhe reserva essa horaria.
Esperemos que apanha possa compensar. Cada vez mais mal paga, a custos de produção que mal cobram as despesas., lamentos que registámos, há 10 anos
Amêndoa ao preço da chuva de Inverno. Não dá para a lavragem! Não dá para apanha! E não dá para partir! - Mas vale a pena ouvir este linguarejar do mais vernáculo e genuíno fozcoense.
É mais o amor à terra, que faz com que alguns amendoais ou amendoeiras isoladas ainda despontem por ladeiras ou vales.. Mas bom era que esta atividade fosse vista pelos governantes com outros olhos de ver, até pela beleza ímpar que as amendoeiras em flor emprestam na Primavera aos campos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário