expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

ROSTOS DA MINHA ALDEIA – Alguns já são uma saudade - Um deles, a Aurora Paredes, está de Parabéns, faz hoje 89 anos





Sempre que posso, saio do bulício da floresta de betão
Em demanda dos largos horizontes
da minha amada terra natal.
E dou um saltinho aos seus puríssimos ares!
Afasto-me da confusão com a certeza
de poder viver algo diferente.
E dificilmente me posso enganar
- Quando, sozinho, sob o teto dos Céus
vagueio sem destino pelos campos cheirosos,
estes, invariavelmente, me saúdam
e me recebem muito bem! -
Tudo quanto se desprende
do seu silêncio é etéreo e divino, propício
à comunicação da vida e fala a verdadeira voz de Deus!
Em tudo experimento sempre uma renovada emoção
ou ressuscito memórias antigas que o meu coração,
então livre como um passarinho, já viveu!





Todavia, aqui já não possuo sequer
     um palminho de terra,
a que possa chamar meu,
nem uma casinha, humilde e térrea,
a que possa chamar minha - Quando aqui vou,
ainda me alojo na centenária casa
que era dos meus avós e dos meus pais,
que agora está desabitada e já me não pertence.
Há muito que o destino me levou os olhos dos meus amados.
Pelo soalho dos quartos e da sala, às vezes,
quando aqui pernoito em colchão de folhas de milho
e envolto por mantas de burel marcadas
pelo uso e pelo tempo,
ao acordar pela manhã, e se é domingo ou dia santo,
sim, às vezes, ao ouvir o repicar do sinos,
simultaneamente,
parece-me que ainda ouço passos antigos,
andando às voltas pelo corredor
e por todos os cantos da casa,
e até fico com a ideia
de que estou a escutar as suas vozes,
algo impacientes, algo atarefadas,
vozes de vidas de um quotidiano difícil e atribulado,
quando os sinos, do antigo campanário,
ao terceiro toque, davam as últimas três badaladas,
chamavam, pela última vez, os fiéis à santa missa
e os mais retardatários, sentindo que estavam atrasados,
se impacientavam, se inquietavam!




Oh, abençoada luz dos domingos santificados,
místico brilho que, em cada alvorada que resplandece,
o disco em fogo as humanas mágoas doira, desfaz ou estremece! -
Jorge Trabulo Marques
Excerto de OS SINOS DA MINHA ALDEIA


Nenhum comentário: