expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 20 de junho de 2012

SOLSTICIO DO VERÃO - HOMENAGEM AO PROFESSOR AGOSTINHO DA SILVA - COM OS GAITEIROS DE MIRANDA - ALDEIA DE CHÃS, DE FOZ CÔA

Summer solstice begins on June 20, 2012 at 23:09 Centenas de sites seguema a Hora Universal - Nós optamos por esta. .Stonehenge celebra do  dia 20 para a manhã de 21. - Ver pormenores ao fundo deste post


Festa  do Solstício do Verão - 20 de Junho - aldeia de Chãs - Vila Nova de Foz Côa

PROGRAMA:

18.30 - Cortejo Druida  - Do largo do adro da Igreja ao Maciço dos Tambores-Mancheia
19.00 - Visita ao Santuário Rupestre da Cabeleira de Nossa Senhora - Outro dos calendários pré-históricos, este alinhado com os Equinócios.
20.00 - Inicio das celebrações junto à Pedra do Solstício.
20.44 - Solene Momento do Alinhamento Sagrado com os raios do sol poente.
21.00 - Homenagem ao Prof. Agostinho da Silva na Pedra dos Poetas (ou Pedra Fernando Assis Pacheco), com deposição de flores, leitura de poemas e textos da  obra do filósofo, poeta e ensaísta português, com profundas raízes  a esta região - A cerimónia será presidida pelo Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, João Paulo Lucas Donas Botto Sousa - Formado em filosofia, também ele um grande admirador da sua obra.



Mensagem aos Portugueses

O que quero de todos os portugueses é o seguinte: sejam curiosos; e que a organização em sociedade possa ser de tal maneira que eles possam satisfazer essa curiosidade completamente. E não para ganhar dinheiro, não para fazer figura, nem para ganhar cargo, mas para ser plenamente aquilo que é. Alguma coisa que ele sinta que o está desenvolvendo na mensagem única que tem que dar do mundo, de maneira que a minha mensagem para qualquer aluno de qualquer escola é: faça favor de cuidar da sua mensagem e não da minha. A minha foi, é só para dizer «cuide da sua», porque essa é que tem importância. E a mensagem será vossa na medida em que for o mais diferente possível da minha, ou de qualquer outra. Senão, para quê duplicados no mundo? Não é preciso. Para isso é que inventaram os carimbos. Eu não sou um carimbo de ninguém.

Agostinho da Silva, in 'Entrevista'














HOMENAGEM

Acho graça às homenagens
que me prestam,
excelente sinal de ilusões
que me restam;

sou tão humano quanto os outros,
com qualidades e defeitos
e mais manhas que se escondem
em seus peitos;

se a hora mo facilita
já resplendo,
mas , se estreita é a passagem,
me defendo;

audácia nunca me falta,
com ela ataco,
mas também já  tenho dado
parte de fraco;
só pura sorte me tem levado
ao melhor de mim,
nem sempre os meios de que me sirvo
valem o fim

Agostinho da Silva
"
Amuleto, em osso e ainda em excelente estado de conservação, com mais de 5000 anos, encontrado pelo autor deste site, a cerca de 200 metros do Templo Rupestre da Pedra da Cabeleira de Nossa Senhora, apontado ao nascer do sol dos equinócios - O raro e precioso objecto foi oferecido ao Museu do Vale do Côa, do qual recebemos a  informação  da referida datação estimada.

 

Discrepância na hora e data do Solstício Verão 2012  - Os observatórios astronómicos internacionais e centenas de sites ligados às astronomia, indicam a data do dia 20 de Junho ás 20.09, rejeitando a Hora Legal dos seus países, optam pela hora Universal - Todavia, o Observatório Astronómico de Lisboa, há cinco dias edita no seu site a informação de que o Verão entra dia 21 às 0h09, à nossa hora – Pelos vistos, tarde e a más horas. Solstíciode Verão 2012 - :: Observatório Astronómico de Lisboa   



Nenhum comentário: