expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Ilha do Príncipe em Festa! – Descoberta por navegadores portugueses, há 553 anos – Fiz a reportagem há 53 anos da celebração para a revista angolana, Semana Ilustrada, de que era correspondente

                                                       Jorge Trabulo Marques  - Jornalista 

A efeméride, depois da independência, perdeu relevo mas é um facto histórico que não pode ser ignorada

Estas as primeiras palavras, com que editámos a reportagem - uma semana depois - para a revista Semana Ilustrada, alusiva à efeméride. "A Ilha do Príncipe, a linda irmã Ilha de S. Tomé, teve no passado dia 17 (Janeiro de 1972), um dia de grande festa, ao comemorar com assinalável brilho, a passagem dos 501 anos da sua descoberta. -


Sublinhando que, a esta 'tão significativa efeméride, associou-se o sr. Governador, Coronel Cecílio Gonçalves, que no aeroporto e às portas da pequena cidade de Santo Ant6nio, foi ali uma vez mais carinhosamente recebido pela população local.

A formosa lha do Príncipe é a segunda maior ilha do arquipélago de São Tomé e Príncipe, administrativamente, desde 29 de Abril de 1995, constituída por uma região autónoma, formada pelo distrito de Pagué.

A ilha tem uma área de 142 km² e uma população estimada, em 2006, de 6737 habitantes.. A capital é Santo António.

Em Julho de 2012, foi declarada a primeira reserva mundial da Biosfera pela Unesco do arquipélago são-tomense, e a primeira reserva africana a integrar a rede mundial da biosfera costeira.


O descobrimento das ilhas do Golfo da Guiné está mal referenciado na documentação antiga, motivo esse que têm suscitado alguma controvérsia entre historiadores, contudo, admite-se que a Ilha de S. Tomé, foi descoberta em 21 de Dezembro de 1470, dia do apóstolo do mesmo nome, e, a do Príncipe, a 17 de Janeiro de 1471, pelos navegadores portugueses, João de Santarém e Pero Escobar, que a denominaram como "Ilha de Santo Antão".

 

Nenhum comentário: