expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 16 de março de 2023

NATÁLIA CORREIA – Faleceu, neste dia, há 30 anos, em 16 de Março de 1993 – Dois poemas gravados no Botequim e uma entrevista- . Alguns dos vários registos que tive a oportunidade e o prazer de gravar no mítico Botequim, situado no Largo da Graça,


Jorge Trabulo Marques - Jornalista 

A 13 de Setembro de 1923 nascia nos Açores, na ilha de São Miguel, a escritora e mulher que viria a dar um dos maiores contributos para a cultura portuguesa do século XX, Natália Correia, culta, ousada e visionária, sim, estava acima de qualquer rótulo politico ou definição social - Era uma personagem de um mundo, ainda por surgir.
Natália Correia faleceu aos 69 anos, no dia 16 de março de 1993, na sua residência em Lisboa.

TOCADA PELO SAGRADO - "Não se tornava fácil compreende-la, nem amá-la. Fazê-lo, exigia sentimentos, disponibilidades especiais. Era um ser tocado pelo sagrado, um desses seres que não cabem no espaço que lhes foi destinado, nem no corpo, nem nas normas, nem nos modelos, nem nos sentimentos. Chegava a assustar."





“Os meus livros são profundamente espiritualistas!.. Porque o materialismo já deu cabo do comunismo, vai dar cabo  do capitalismo e ainda vai dar cabo de muita coisa!... Dar cabo do homem é que não pode dar!.... O erro foi este: socialismo, sim, mas nunca esquecendo a dimensão existencial e espiritual do ser  humano!... Não estou a falar de igrejas, que são todas iguais!" .



Nenhum comentário: