Para os apreciadores de uma música que buscam um ambiente musical diferente para relaxar, poderão dispor dessa oportunidade, nesta sexta-feira, dia 7, num concerto sob o título Um cartão-postal da Índia (pelo grupo LUSO SANGEET, dirigido pelo Stephen Bull) que terá lugar nos claustros do Convento da Graça em Torres Vedras pelas 19.30
O convite foi-nos enviado por José Eduardo Mateus, pedindo-nos que
partilhássemos a notícia de tão sugestivo concerto da música clássica indiana, com
os seus virtuosos instrumentistas Além das composições, a música indiana dá um papel central à
improvisação, com ou sem palavras, com ou sem ritmo, e os talas (os ciclos
rítmicos) também introduzem um outro eixo nesta elaboração.
Luso Sangeet é composto
por músicos portugueses, ou residentes em Portugal ou viajantes frequentes a
este país: Stephen Bull (violino e composição), Riky Choudhuri (flauta
indiana), Elsa Braga (voz), Miguel Lourenço (tabla), e uma presença para nós
muito especial, Tarun Chattopadhyay (tabla).
Tal como é reconhecido, “apesar
de trabalhar dentro dos valores tradicionais da música hindustani, Luso Sangeet
inclui atualmente nos seus programas textos de autores portugueses. Luso
Sangeet (“sangeet” significa em várias línguas indianas “música fina”) é um
agrupamento de músicos portugueses, residentes em Portugal ou que viajam
frequentemente para o nosso país
A música clássica hindustani é a música do norte da Índia, a música de
ragas.
Cada raga tem uma maneira subtil de se
mover entre notas, com caminhos diferentes para subir e descer, e frases que
captam uma atmosfera única - quase sempre ligada a uma certa altura do dia ou
noite.
Além das composições, a música indiana dá um papel central à
improvisação, com ou sem palavras, com ou sem ritmo, e os talas (os ciclos
rítmicos) também introduzem um outro eixo nesta elaboração.
O ensemble Luso Sangeet, apesar de trabalhar dentro dos valores
tradicionais da música hindustani, inclui actualmente nos seus programas textos
de autores portugueses. A poesia de Camões e Pessoa tem sido bem recebida nos
círculos musicais indianos, por isso é mais do que oportuno aproximar a música
hindustani do público português.
Acredita-se que as origens musicais da
Índia sejam tão antigas quanto os próprios Vedas (textos em sânscrito que fazem
parte das escrituras sagradas no Hinduísmo). A música
indiana se desenvolveu a partir da interação de diversos povos, de diferentes
raças e culturas, que povoaram o país ao longo dos séculos.
Os sons eram criados principalmente com
foco na religião do país e foram evoluindo à medida que novos recursos
instrumentais iam se formando. Foi em meados de 250 a.C. a 600 d.C., com o
final do domínio budista e helenista na região, que peças musicais famosas
surgiram, como o Brhaddesi e o Sangitaratnakara.
Mas foi por volta do século XIV, com a
vigência do Islamismo, que a música árabe incorporou a Índia trazendo novas
vibrações e cores aos ritmos.
Um fato curioso é
que a música indiana praticamente não tem influência Ocidental, com exceção de
alguns instrumentos musicais que foram incorporados aos sons. Diferentemente do
próprio Ocidente que tem em suas músicas influências indianas, como o estilo criado pelos Beatles,
por exemplo. Os integrantes da banda tinham muita afinidade com esse ritmo
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