expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Walt Whitman - "Fica comigo este dia e esta noite e possuirás a origem de todos os poemas...,



“Fica comigo este dia e esta noite e possuirás a origem de todos os poemas,
Possuirás o que há de bom na Terra e no sol (há milhões de sóis),
Não terás coisas  em segunda ou terceira mão, nem verás pelos olhos dos mortos,
Nem te alimentarás dos espectros do livros,
Nem através dos meus olhos verás, nem de mim terás as coisas,
Escutarás tudo e todos e tudo em ti filtrarás.


"Ouvi de que falavam, ouvi do que  diziam acerca do princípio
e do fim.

Nunca houve mais principio de que agora,
Nem mais  juventude ou velhice de que agora,
E nunca haverá mais perfeição de que agora,
Nem mais   Céu ou  Inferno de que agora.

Ímpeto, ímpeto, ímpeto,
Sempre ímpeto procriador do mundo

De Walt Whitman –  Canto de Mim Mesmo



Vida

Sempre a indesencorajada alma do homem 
resoluta indo à luta. 
(Os contingentes anteriores falharam? 
Pois mandaremos novos contingentes 
e outros mais novos.) 
Sempre o cerrado mistério 
de todas as idades deste mundo 
antigas ou recentes; 
sempre os ávidos olhos, hurras, palmas 
de boas-vindas, o ruidoso aplauso; 
sempre a alma insatisfeita, 
curiosa e por fim não convencida, 
lutando hoje como sempre, 
batalhando como sempre. 


Walt Whitman, in "Leaves of Grass" 

Walt Whitman foi um poeta, ensaísta e jornalista norte-americano, considerado por muitos como o "pai do verso livre". Paulo Leminski o considerava o grande poeta da Revolução americana, como Maiakovsky seria o grande poeta da Revolução russa. Wikipédia
Nascimento: 31 de maio de 1819, West Hills, Nova Iorque, EUA
Falecimento: 26 de março de 1892, Camden, Nova Jersey, EUA
Livros: Leaves of Grass, Canção de Mim Mesmo, Drum-Taps, MAIS
Filmes: A Marca do Zorro, Os Três Mosqueteiros, Intolerância, MAIS
Prêmios: Golden Kite Award for Picture Book Illustration

Walt Whitman – Wikipédia




Nenhum comentário: