expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Jorge Amado – Hoje celebra-se o centenário do seu nascimento – O escritor de língua portuguesa mais lido no Brasil e no mundo – Que amava seu país do futebol e Portugal - Nuno Lima de Carvalho recorda o seu grande amigo





Jorge Amado -- 10 de Agosto de 1912- 6 de Agosto 2001 - Cem anos de escrita do seu Brasil amado. Nasceu em Itabuna, Bahia. Faleceu, poucos dias antes de completar 89 anos. Nuno Lima de Carvalho, um dos galeristas mais antigos e conceituados de Portugal, foi amigo pessoal de Jorge Amado e de Zélia Gattai, tendo sido mesmo personagem de alguns dos seus livros  -- O galerista, que por várias vezes apresentou salões de pintura brasileira na Galeria de Arte do Casino Estoril, de que é seu principal responsável, recorda neste vídeo algumas das inesquecíveis memórias que guarda do escritor baiano, um dos romancistas mais lidos no Brasil e no mundo.

"Poucos brasileiros sintetizaram tão bem o país quanto Jorge Amado. Suas obras incorporaram personagens ao imaginário nacional, e sua própria história de vida seguiu um enredo emblemático, com intervenções políticas, defesa à liberdade de culto religioso, influência na intelectualidade e observação de costumes do povo"


 VÍDEO COM A ENTREVISTA QUE ME CONCEDEU







Jorge Amado é o autor mais adaptado da televisão brasileira - São seus livros:
O País do Carnaval, Cacau, Jubiabá, Terras do Sem fim, A Morte e a Morte de Quincas Berro d´Água, Seara Vermelha, O Cavaleiro da Esperança, O Mundo da Paz, Os Subterrâneos da Liberdade, Gabriela, Cravo e Canela, Suor, Mar Morto, Capitães de Areia, São Jorge dos Ilhéus, Os Velhos Marinheiros, Os Pastores da Noite, Dona Flor e seus Dois Maridos, ABC de Castro Alves, O Amor do Soldado, Bahia de Todos os Santos, A Estrada do Mar, Tereza Batista Cansada de Guerra, Tieta do Agreste, Farda Fardão e Camisola de Dormir.

Nenhum comentário: