expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 20 de março de 2012

PRIMAVERA SAUDADA HOJE, 07.13 HORAS, AO NASCER DO SOL, NO SANTUÁRIO RUPESTRE DA PEDRA DA CABELEIRA, ALDEIA DE CHÃS, FOZ CÔA

CELEBRATION OF SPRING 2012 - HIGHLANDS OF THE DRUMS

A Primavera foi saudada, hoje, dia 20, ao nascer do sol, no recinto amuralhado do Santuário Rupestre da Pedra da Cabeleira de Nossa Senhora, em Vila Nova de Foz Côa.

A cerimónia teve início, no momento em que os raios solares atravessaram a gruta do majestoso penedo, às 07.13 horas da manhã.

O templo sacrificial, orientado no sentido nascente-poente, ergue-se no alto de um maciço rochoso, próximo de um antigo castro, no perímetro do Parque Arqueológico e a curta distância da Pedra do Solstício.

Tem a forma de um gigântico crânio, atravessado, na sua base, por uma gruta em forma de semi-arco, com cerca da 4,5 metros de comprimento, que é iluminada pelo seu eixo no preciso momento em que o Sol nasce.
 
Situa-se nos arredores da aldeia de Chãs, maciço dos Tambores, cenário mítico, e já habitual, para assinalar a entrada da estação mais florida do ano - A curta distância, ergue-se a Pedra do Solstício, com a forma esférica e que está orientada com o pôr do Sol, no Solstício do Verão

 
 
Canto o vosso cântico, ó Pai Sol. Ó Deus eterno! Glória a Vós, nas Alturas, ó Divino Astro!
Sois o deus mais Antiquíssimo do cosmos! A Essência
que precedeu a própria existência! O Clarão
que iluminou o seu próprio caminho
quando tudo, antes, era um mar de trevas
e nele existia a noite mais escura e eterna,
tudo era confuso e turvo, um imenso vazio,
e, no turbilhão desse vazio, desse tempestuoso caos,
apenas reinava a solidão de um mar infindo,
a infinita escuridão! Salve ó tu, ó Fonte da Vida  Ó Cálice Sagrado! Quando te ergues da terra aos céus, quando percorres, lá bem alto, a infinita abóbada,a tudo e todos, ó Astro Antigo, aqueces e iluminas, por igual !Não distingues o rico do pobre! A todos e a todas as coisas ofereces a mesma alegria e o mesmo manjar de Luz! Nada existiria à superfície da Terra Se não fosse o brilho e a chama dos teus esplendorosos raios– ó Estrela errante!

Jorge Trabulo Marques



Vários investigadores têm-se debruçado sobre o estudo dos dois monumentos megalíticos: um apontado aos Equinócios e outro ao Solstício do Verão. Desde o historiador Prof.Adriano Vasco Rodrigues , que foi quem primeiro classificou a Pedra da Cabeleira de Nossa Senhora, como local de culto ou de sacrifícios, remontando ao período "da transição do paleolítico para o neolítico". Por sua vez, Prof.Moisés Espírito Santo, autor da Sociologia das Religiões, deslocou-se, por duas vezes, ao local, tendo oferecido à Comissão Organizadora, um importante estudo da toponímia da área envolvente, concluindo que alguns dos nomes se relacionam com o culto do sol. Outro dos entusiastas pelos dois calendários pré-históricos, tem sido o astrónomo MÁXIMO FERREIRA, que também já ali dirigiu em visita de estudo. Quem veio propositadamente da Austrália, com o objectivo de fazer um levantamento sobre a Radiestesia dos sítios, foi o inglêsTom Graves Agulhas de Pedra - A Acupunctura da Terra

Nenhum comentário: