Jorge Nuno Pinto da Costa, soube fazer boas contratações e foi ele que deu o grande arranque a José Mourinho - Estive a fazer a reportagem no dia da inauguração do Dragão, com o Barcelona, onde os fotografei ao lado um do outro, já que, Pinto da Costa, gostava também de estar perto do relvado e dos jogadores.
segunda-feira, 29 de abril de 2024
Futebol Clube do Porto - Jorge Nuno Pinto da Costa - Deixa a direção do clube ao cabo de 42 anos e mais de 1.300 títulos - Não creio que Vilas Boas possa fazer melhor-
sexta-feira, 26 de abril de 2024
Vidas por Foz Côa - O Médico Fernando Girão, em plena atividade - E o Cónego José da Silva, já uma saudade há 10 anos - Duas figuras, que, embora não tendo sido aqui nascidas, aqui se entregaram com total entrega e devoção
. Jorge Trabulo Marques
Médico Fernando Monteiro Girão, nasceu em Coimbra, dia 25 de Abril, de 1956 Aquele que viria a ser um dos mais devotados médicos ao nosso concelho e distrito - Completou, ontem, dia 25 de Abril, os seus 68 anos- É o coordenador da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de V. N de Foz Côa, onde é Assistente Graduado Sénior da especialidade da Medicina Geral e Familiar. Casado com a jornalista Dina Aguiar, outra grande figura do nosso concelho, sim, com o médico que viria a prestar assistência médica ao seu saudoso pai, nos últimos anos da sua vida.
Detentor de um prestigiado currículo - Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra. Foi nomeado em comissão de serviço, presidente do conselho de administração do Hospital Sousa Martins - Guarda, por despacho do Ministro da Saúde de 16 de Junho de 2005, tendo iniciado funções em 21 de Junho de 2005 até 30 de Setembro de 2008.
(…) Em 1 de Agosto de 1985 foi colocado na ARS da Guarda, Centro de Saúde de
Vila Nova de Foz Côa, em regime de prestação eventual de serviço, como clínico
geral da carreira médica de clínica geral. Por se encontrar a prestar serviço
militar obrigatório só iniciou funções em 1 de Janeiro de 1986.
Iniciou funções em 1 de Julho de 1983, em regime de prestação eventual de serviço, como clínico geral, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde se manteve ao serviço até 12 de Março de 1984, data a partir da qual interrompeu funções por motivos militares
Cónego José da Silva - Uma Vida ao Serviço da Igreja -Não quis ser outra coisa senão ser Padre e nunca se arrependeu de ter seguido a vida de sacerdote - Nasceu em Penude em 13-02-1927, - Faleceu, em Foz Côa no dia 24 de Abril, 2014, em cujo cemitério foi sepultado, com a presença do Bispo de Lamego e de vários sacerdotes, tendo-se associado, ao cortejo fúnebre centenas de pessoas.
. “Eu não procurei ser outra coisa. Procurei ser Padre. Procurei cumprir o meu dever. Quando me ordenei, eu tinha um primo, em Barcelos, que era director de um colégio e convidou-me para ir para lá como professor. Eu respondi-lhe: ordenei-me não para ser professor mas para ser padre. Agradeci-lhe por se ter lembrado de mim mas eu nasci para ser padre, não aceitei o convite E Deus fez-lhe a vontade, durante mais de seis décadas ao serviço da igreja.
Filho único mas de pais humildes. A mãe queria que ele fosse para o seminário, porém, seu pai, receando ficar sozinho na velhice, chegou a deslocar-se a pé a Lamego para demovê-lo a voltar para casa. A mãe tinha opinião diferente do marido e ficou contente pela sua determinação. Em 1941, após a 4º classe ingressa no seminário de Rezende.
Três anos depois frequenta o Seminário Maior de Lamego e é ordenado padre em 1953 – Nesse mesmo ano, em Setembro, o Bispo destaca-o para uma freguesia da diocese onde se manteve 31 anos e meio. Foi para lá em 6 de Setembro de 53 e saiu em 13 de Março de 85 para pároco das freguesias de Foz Côa e chãs. Gostava de lá estar. Pois, durante esse tempo estabelecera profundos laços de afeto com os seus paroquianos. Casara pais e filhos. Por isso, é com muita pena que vai ter que deixar a paróquia que abraçou mas as ordens superiores são para se cumprir e o cónego José quis ser sempre obediente ao seu Bispo, respeitador da doutrina da igreja e das leis eclesiásticas.
A mãe queria que ele fosse para o seminário, porém, seu pai, receando ficar sozinho na velhice, chegou a deslocar-se a pé a Lamego para demovê-lo a voltar para casa. A mãe tinha opinião diferente do marido e ficou contente pela sua determinação. Em 1941, após a 4º classe ingressa no seminário de Rezende.Três anos depois frequenta o Seminário Maior de Lamego e é ordenado padre em 1953 –
Nesse mesmo ano, em Setembro, o Bispo destaca-o para uma freguesia da diocese onde se manteve 31 anos e meio. Foi para lá em 6 de Setembro de 53 e saiu em 13 de Março de 85 para pároco das freguesias de Foz Côa e chãs. Gostava de lá estar. Pois, durante esse tempo estabelecera profundos laços de afeto com os seus paroquianos. Casara pais e filhos. Por isso, é com muita pena que vai ter que deixar a paróquia que abraçou mas as ordens superiores são para se cumprir e o cónego José quis ser sempre obediente ao seu Bispo, respeitador da doutrina da igreja e das leis eclesiásticas.
quinta-feira, 25 de abril de 2024
25 de Abril 1974 – Adelino Palma Carlos “ Está uma revolução na rua!!....– Testemunho gravado para a História de Portugal
Jorge Trabulo Marques - Jornalista e Investigador
25 de Abril 1974 – Adelino Palma Carlos “ Está uma revolução na rua!!....– Testemunho gravado para a História de Portugal
Foi a este prestigiado advogado de ideias que o general António de Spínola, nomeado presidente da República, recorreu para chefiar o primeiro governo provisório saído da revolução de 25 de Abril de 1974 - Tomou posse a 16 de Maio de 1974, sucedendo nas funções governativas à Junta de Salvação Nacional formada no dia da revolução, e teve como ministros personalidades como Mário Soares e Francisco Sá Carneiro, com quem tinha uma relação social de grande empatia e cordialidade
JTM - Entretanto, chegou o 25 de Abril: o Sr. Prof. foi nomeado Primeiro-Ministro!
quinta-feira, 18 de abril de 2024
Natália Correia e Zeca Afonso -inédito – Vozes no Botequim da Liberdade - Ó rama, ó que linda rama – E Milho Verde - Meu registo das Noites Loucas, de alegria, música e poesia
Jorge Trabulo Marques - Jornalista
quarta-feira, 17 de abril de 2024
Passeio à Quinta da Ervamoira - A pérola vinícola da maior concha geológica do Rio Côa - No concelho de Foz Côa - Um passeio a não perder por Chãs ou Muxagata, em qualquer altura do ano
domingo, 14 de abril de 2024
NÁUFRAGOS DO TITANIC . Ocorreu há 112 anos – Singela Homenagem de quem viveu como eu, há 49 anos, o sufoco aflitivo das ondas – Foi na noite de 14 de abril de 1912, às 23 horas 40', durante sua viagem inaugural
quarta-feira, 10 de abril de 2024
Lisboa-Ramadã – Celebrado o fim do jejum do Ramadã, com fiéis da Comunidade Islâmica na capital
Com video da reportagem no final da cerimónia
Jorge Trabulo Marques - Jornalista
Lisboa- Ramadã – Celebrado o fim do jejum do Ramadã, junto à fonte Luminosa da Alameda D. Afonso Henriques, com as suas orações e coros tradicionais, por algumas centenas de membros da Comunidade Islâmica de Lisboa, considerada a mais antiga da península Ibérica – No final da cerimónia, registámos um vídeo com varias imagens e uma pequena entrevista ao presidente da Comunidade , que explicou o fundamento desta milenar tradição e manifestou o seu agradecimento à junta de freguesia e ao município pela disponibilidade daquele espaço, que tem sido realizado na mesquita de Lisboa
Morámos nas proximidades, pelo que nos apercebemos do ato, tendo constatado que decorreu num ambiente caloroso e tranquilo, misto de fraternal convívio e de fé islâmica, com orações e cantares de apelos à paz.
O Ramadã é o mês sagrado para os muçulmanos do mundo inteiro: - Teve inicio no passado dia 10 e terminou hoje, dia 10 de Abril.
Durante esse período, os praticantes, jejuam entre o nascer e o pôr do sol, esforçando-se por aumentar a quantidade de orações e de praticar mais atos de caridade, um dos preceitos da religião
ISLAMISMO TEM CINCO PILARES
A prática de caridade com as pessoas em necessidade. A profissão de fé: só há um Deus, e Maomé é seu profeta. A prática da oração. A peregrinação. O jejum.
Os religiosos consideram que o jejum é uma forma de louvação, de submissão a Deus e de chegar a uma consciência religiosa.
Para os muçulmanos, ficar sem comer é uma maneira de praticar o autocontrole, de cultivar o sentimento de gratidão, de se aproximar de Deus e também de criar empatia pelas pessoas pobres e famintas.
Não é permitido comer e nem beber entre o nascer do sol e o pôr-do-sol.
Geralmente, os fiéis passam a frequentar ainda mais as mesquitas para as orações e dedicam mais tempo ao livro sagrado, o Alcorão.
Caridade
A caridade é importante para os muçulmanos o ano todo, mas durante o mês de Ramadã eles dão ainda mais ênfase a isso.
Uma das formas mais comuns de praticar caridade é distribuir comida para a refeição de fim de jejum diário, a “iftar”.
O islamismo tem cinco pilares:
A prática de caridade com as pessoas em necessidade. A profissão de fé: só há um Deus, e Maomé é seu profeta. A prática da oração. A peregrinação. O jejum.
Os religiosos consideram que o jejum é uma forma de louvação, de submissão a Deus e de chegar a uma consciência religiosa.
Para os muçulmanos, ficar sem comer é uma maneira de praticar o autocontrole, de cultivar o sentimento de gratidão, de se aproximar de Deus e também de criar empatia pelas pessoas pobres e famintas.
Não é permitido comer e nem beber entre o nascer do sol e o pôr-do-sol.
Geralmente, eles passam a frequentar ainda mais as mesquitas para as orações e dedicam mais tempo ao livro sagrado, o Alcorão.
Caridade
A caridade é importante para os muçulmanos no ano todo, mas durante o mês de Ramadã eles dão ainda mais ênfase a isso.
Uma das formas mais comuns de praticar caridade é distribuir comida para a refeição de fim de jejum diário, a “iftar”