expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Leça de Palmeira (do poeta António Nobre) o misticismo, a astronomia pré-histórica e o rio - Um dos temas do livro de Albano Chaves e António Mendes, com o titulo “Leça da Palmeira e o Rio Leça nas Artes, nas Letras e nas Ciências – A ser apresentado dia 27 às 18,30 no Museu da Quinta de Santiago

Jorge Trabulo Marques - Jornalista

Há lugares que, pela sua situação ou alinhamento geográfico, face aos astros, à estrelas, constelações e ao próprio movimento aparente solar,   são especialmente prendados, prenhes de mistérios e de misticismo, que inspiram poetas, ou mesmo dando-os à luz, tal como tantas outras figuras e de génio, assim, nos parece que seja o caso de Leça da Palmeira, ou quem ainda não associou o nome de Leça, a António Nobre? – Razão pela qual compete aos observadores, aos investigadores, ir ao encontro dessas míticas figuras, dos homens que emprestaram a fama à sua terra ou ir ao  fundo dos segredos pelos quais esta também lha deu, decifrá-los e, na medida do possível, presentear os leitores, com as suas obras, já que, o que é belo, deve ser oferecido e partilhado – E, conquanto ainda não tenha tido o prazer de ler o  livro de Albano Chaves e António Mendes, intitulado “Leça da Palmeira e o Rio Leça nas Artes, nas Letras e nas Ciências, é minha convicção, de que se trate, realmente, de uma abordagem nesse sentido;

Albano Chaves
Pois, conforme é dito na nota explicativa, que  surge relacionada com o anúncio da sua apresentação, dia 27 às 18,30 no Museu da Quinta de Santiago, trata-se, com efeito do “Indiciário onomástico" que  representa o resultado de um esforço tenaz, para dar voz, às personalidades que ao longo dos últimos séculos, têm encontrado no "espírito de Leça da Palmeira", um porto que une horizontes.

Os recantos de Leça da Palmeira têm a oportunidade de ser questionados pelos que passam, sem que o silêncio seja a resposta previsível. Estes lugares falam-nos de pessoas, artistas, cientistas, poetas e escritores que se sentiram atraídos pelo seu imaginário e que por cá deixaram a sua marca, ajudando a construir uma memória colectiva povoada de momentos de grande intensidade

Desse modo, é de admitir que o livro "Leça da Palmeira e o Rio Leça nas Artes, nas Letras e nas Ciências,  não deixará de fazer alusão a António Nobre,  nome incontornável no  passado cultural de Leça de Palmeira e do seu rio. Na impossibilidade de não ter comigo a referida obra, apraz-me aqui citar alguns trechos da comovente biografia do poeta, de autoria de Guilherme de Castilho,, em que a evocação a Leça, é uma constante: 

"A verdadeira existência de António Nobre, isto é, aquilo que na sua vida há-de ganhar significação profunda e duradoira começa e prolonga-se sempre à margem do ambiente escolar.

Leça, sobretudo, com o poético cortejo de evocações que ela lhe sugere é que será realmente um dos paraísos perdidos da sua mocidade. Lá é que ele começará verdadeiramente a viver, a abrir os olhos inquietos de menino precoce para os mistérios da vida e da natureza.

Que estranho e encantado ambiente! De tudo lá há; existe nela um pouco de cada um daqueles ingredientes com que o poeta há-de estruturar o seu poema sublime de solidão e de saudade. É esse cenário maravilhoso, cheio dê encanto poético, povoado duma multidão de estranhos comparsas, cheios de singularidade e pitoresco, que ficará para sempre na sua alma.

Lá teria tido António Nobre o primeiro sobressalto mais fundo diante da insólita figura da bruxa do padre.
Era pequenina e acolhedora aquela casa de Leça, no Largo de Santa Catarina, onde nos primeiros anos foi morar a família. Mas aquela Maria Cuca-sempre metida na casota do fundo do quintal! O senhorio, um padre que morava lá para os lados de Aguas Santas, s6 de quando em quando vinha a Leça, a cavalo numa burra esquelética que diziam alimentada de fitas de carpinteiro. Era a Maria Cuca, a velha, a bruxa do padre, quem tomava conta da casa. Tomava conta da casa e deitava cartas, como bruxa que era. E os meninos bem o sabiam! Por isso, com um misto de curiosidade e receio, lhe espiavam todos os movimentos suspeitos. Quando o padre morreu, a alma do velho avarento lá veio meter-se”

Noutra passagem, estas notas: “As lavadeiras do Rio Doce, que com meiguice o tratam por «nosso menino», sabem vagamente que é «escrivão de livros». Os velhos pescadores, tão do seu convívio e que lhe pedem nomes «para baptizar o barquito», designam-no entre eles, em toada de vaticínio, pelo chamadouro de «o criatura nova»,

A sua indumentária é sempre diferente da generalidade da moda;  bizarra e pessoal. Raul Brandão recorda-se de o ver de «camisola de pescador»; Alberto de Oliveira fala no seu vestuário «de fina excentricidade» , Eduardo de Sousa não deixa de apontar, como vimos, «aquela nota pessoal que no seu trajar ele punha»; e Júlio Brandão, que também com ele privou, afirma igualmente «que já então acentuava de quando em quando a sua originalidade». Ainda um outro companheiro do acrescenta : «No trajar era original, não por ostentação, bem avesso era ele ao juízo do vulgo, mas por requinte natural». ·

E, como não podia deixar de ser, tomamos a liberdade de aqui transcrever, uma das várias citações poéticas, do autor do “Só”

"Pouco sai à rua. Depois de jantar fica quase sempre em casa a escrever aos amigos de Leça ou deitado em cima da cama, horas seguidas, a relembrar o passado:  um passado tão próximo mas que lhe parece já  imensamente distante.

À noite, quando estou, aqui, na minha toca,
O grande evocador do Vento evoca, evoca
O meu doido verão, este ano passado,
(E a um canto bate, ali, cardíaco, apressado,
O tic-tac do relógio do fogão ... )
Bons tempos, Manuel, esses que já lá vão!
Isto, tu sabes? faz vontade de chorar.
E, pela noite em claro, eu fico-me a cismar,
Triste, ao clarão da lamparina que desmaia,
Na existência que tive este verão na praia,
 Quando, mal na amplidão, vinha arraiando a aurora
Lá por esse mar de Jesus Cristo fora,
No barco à vela do moreno Gabriel!
Vejo passar de negro, envoltas em burel,
Quantos sonhos, meu Deus! quantas recordações!
Fantasmas do Passado, ofélicas visões,
Que, embora estejam lá, no seu país distante,
Oiço-as falar na minha alcova de estudante.

Minhas visões! entrai, entrai, não tenhais medo!
O Rio Doce! túnel d'água e de arvoredo!
Por onde Ano vogava em o vagão dum bote ...
E, ao Sol do meio-dia, os banhos em pelote,
Quando íamos nado à Ponte de Tavares!


SEGREDOS DE LEÇA  - DECIFRADOS POR QUEM VÊ  AS COISAS COM OLHOS DE VER

O texto seguinte, de autoria de Albano Chaves,  foi publicado neste site, noutra página, em 10 de Julho de 2012, com o título templos do sol – de chãs a leça da palmeira, com escala no canadá, porém, achamos oportuno aqui trazê-lo de novo à luz nesta página, um excerto desse interessante trabalho - A juntar a outros trabalhos de investigações de sua autoria






"Como é provável que ao longo dos milénios e noutros locais do nosso território tenha havido mais pessoas preocupadas com o Sol, é lícito perguntar se na freguesia de Leça da Palmeira da cidade de Matosinhos, junto à foz do rio Leça, desde há muito local de chegadas e partidas e com tanta e variada arqueologia já estudada e provavelmente com ainda muita por descobrir, não terá também havido "Templos do Sol". Paisagens gastas por gerações de olhares fugazes e apressados que olham mas não vêem podem estar ávidas da nossa atenção para desvendarem os seus segredos a olhares lentos, atentos...

Assim, aconteceu que, ao fim de muitas dezenas de anos de assíduo contacto, a mensagem de determinado afloramento granítico foi, enfim, captada... para captação deste poente (Fig. 3 + Fig. 4) no dia do solstício de Inverno de 2011, precisamente no dia em que o nascer do Sol em Chãs foi fotografado e filmado

     


Fig.4 


Perante estas imagens, perante esta Porta do Sol, surge a mesma pergunta já suscitada pela Porta do Sol de Chãs, pela Porta do Sol do Canadá e de muitas outras Portas do Sol por esse mundo fora: origem natural ou mão humana?

Este afloramento granítico é de fácil localização, pois fica imediatamente a Norte do Farol da Boa Nova (Leça da Palmeira) e serve de pano de fundo ao grupo escultórico dedicado ao poeta António Nobre e às suas musas, da autoria do escultor Barata Feyo (pai), como se vê na Fig. 5.



                                                              Fig.5


Num mapa da zona vê-se que o alinhamento definido pelo observador (ponto A), pela Porta do Sol (ponto B) e pelo pôr-do-sol faz exactamente 58º com o Norte, que é o ângulo do poente no solstício de Inverno nesta latitude (Fig. 6). 

Em sentido inverso, no dia do solstício de Verão, a partir no ponto assinalado com X junto ao muro da marginal (41° 12' 7,2" N / 08° 42' 48,348" W) (Fig. 6), é possível assistir-se ao nascer do Sol na Porta do Sol da Boa Nova, tal como se vê na Fig. 7 (foto tirada pelas 6h30 do dia 21.6.2012).

Ainda nesse mesmo dia, pelas 21h10, um observador colocado junto a uma tampa de saneamento existente na marginal, perto do muro do Farol e por baixo da que foi a casa que alojou a "ronca" do farol, verá o Sol, ao desaparecer no mar, ficar alinhado com a rocha a que aqui se dá o nome de Carneiro e com o topo do rochedo onde se encontra a placa com versos de António Nobre, em frente à Casa de Chá, conforme se vê nas Figs. 8 + 8a.



                                                                          Fig.6



                                                                    Fig.7
Fig.8











                          Fig.8a




Este alinhamento do pôr-do-sol no solstício de Verão faz precisamente 122º com o Norte no sentido do movimento dos ponteiros do relógio, ou 58º no sentido contrário, que é exactamente a direcção do pôr-do-sol no solstício de Verão nesta latitude.

Chamo Carneiro a esta rocha, porque parece, de facto, um carneiro visto pelas traseiras a 3/4. Aliás, à sua volta parece haver mais "esculturas": uma zoomórfica que parece uma foca (Fig. 9), e uma antropomórfica que parece uma máscara mortuária (Fig. 10)
                        
                                                                                      

 
Fig.9





                                Fig.10




Para melhor esclarecimento, vejamos agora, sobreposto a um mapa (Fig. 11), tudo o que foi dito em relação a orientações, ângulos e alinhamentos solsticiais na zona da Boa Nova, em Leça da Palmeira.



                                                                            Fig.11


É justo perguntar que provas existem que permitam concluir que os "monumentos" que assinalam estes alinhamentos solsticiais aqui na Boa Nova tenham sido feitos pelo Homem, ou se não serão apenas coincidências, caprichos da Natureza. Não são aqui apresentadas quaisquer provas porque não as conheço ou não existem; contudo, é sabido que a não existência de provas não é prova de não existência, e também é sabido que as rochas já lá estavam muito antes do aparecimento de seres humanos, se bem que as fendas possam muito bem ter sido abertas por mão humana e o carneiro possa ter sido esculpido... O que a Natureza já de si oferecia pode ter sido objecto de manipulação, de afeiçoamento, no sentido de adaptação a um fim determinado, que seria, neste caso, como em muitos outros, a marcação do dia em que o Sol, no seu incessante movimento aparente de vaivém, inverte o sentido desse movimento. A partir desses dias, o tempo diário de Sol começa a aumentar ou a diminuir.

Disse o cientista e escritor Carl Sagan que há "(...) a necessidade de equilibrar o método científico com o maravilhoso puro e não adulterado (the need to balance the scientific method with pure, unadulterated wonder)". Nos casos aqui apresentados não se vai tão longe, pois não se entra no maravilhoso: a descoberta desses ancestrais marcadores solares – que nada têm do tal maravilhoso puro – é apenas resultado de mentes curiosas, que, como perdigueiros, levantam a caça. Daí para diante... é com o caçador. Daqui para diante... seria um estudo interessante para arqueólogos interessados nesta área de investigação, como aconteceu em Xancra, perto de Cuba, no Alentejo, onde investigações de âmbito arqueoastronómico realizadas por António Carlos Valera e Helmut Becker permitiram concluir que as entradas dos três recintos que estudaram possuem claramente orientação astronómica e cosmológica, como se pode ver na Fig. 12. À esquerda, Santa Vitória, em foto cedida por Miguel Lago, e planta do recinto interior segundo Dias, 1996 modificado; à direita, Outeiro Alto 2, em foto de Paulo Marques e planta segundo Valera e Filipe, 2010. As entradas encontram-se orientadas respectivamente pelo nascer do Sol no solstício de Verão (planta da esquerda) e pelo nascer do Sol no solstício de Inverno (planta da direita).

(Elementos retirados da revista "Apontamentos de Arqueologia e Património", no 7, pág. 23 – Jan. 2011, do Núcleo de Investigação Arqueológica.)



                                                                     Fig.12



Depois de assistirmos a auroras e a poentes, esta ronda pela zona da Boa Nova de Leça da Palmeira não ficaria completa se não voltássemos ao rochedo junto do monumento a António Nobre, porque há lá outras curiosidades. 



Fig. 13                                                                                                          Fig. 14


Da marginal, vemos a Musa Sentida, Musa Sentada, Musa do Silêncio ou ainda Musa Lendo, como é várias vezes referida por Gilberto Russa, um prolífico poeta, prosador e pintor matosinhense muito atento e profundo observador do que se passa em Leça da Palmeira, no seu livro intitulado "Princípio de um Vazio", apresentado em Maio de 2012 no Porto e em Leça da Palmeira.
Nota-se bem o perfil de uma mulher de farta cabeleira, sentada, a ler, que delimita a Porta do Sol do lado Norte (Fig. 13).

Subindo até essa rocha pela rampa, contornando-a, virando à direita e voltando as costas à refinaria da Petrogal, facilmente nos aperceberemos de um rosto de ancião esculpido na rocha, que pode muito bem ser o Monge Maldito, também referido no citado livro de Gilberto Russa, e que delimita a Porta do Sol do lado Sul (Fig. 14).

Então, "equilibrando o método científico com o maravilhoso puro e não adulterado"... estas duas figuras poderão ser vistas como guardiães da Porta do Sol de Leça da Palmeira, e lanço uma pergunta ao leitor: será este rosto de ancião a auto-escultura do astrónomo/escultor que abriu a Porta do Sol de Leça da Palmeira?


Albano Chaves   -
                                                                                      ***

 Mais um magnífico estudo de Albano Chaves -,  a quem agradecemos ter-nos dado a honra de tão valioso contributo científico e da sua participação nas celebrações do Solstício do Verão. - Jorge Trabulo Marques



 
Albano Chaves, já nosso amigo e conhecido, através da descoberta do alinhamento do Solstício do Inverno, a que deu o nome de Portas do Sol, no maciço dos Tambores, em Chãs, (1) solstício do inverno nos templos do sol – albano chaves .

 É natural de Leça de Palmeira – De seu nome completo Albano Manuel de Madureira e Sousa Chaves, nascido em 1942, filho de Albano Soares Chaves e de sua mulher Maria Emília de Madureira e Sousa Donas-Boto Chaves, professores do ensino primário oficial. 

  Frequentou o extinto Colégio Externato Académico de Leixões, o Liceu de D. Manuel II e o Colégio João de Deus, no Porto. De 1961 a 1964, cursou a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Technische Hochschule (Instituto Superior Técnico) de Munique, RFA, tendo feito cadeiras do curso de Engenharia Mecânica, que não acabou.


Em 1964, matriculou-se no Sprachen- und Dolmetscher-Institut (Instituto de Línguas e Intérpretes), em Munique, onde em 1969 obteve o diploma de tradutor de documentação técnica e científica de Inglês e Alemão.


Regressado a Portugal em 1969, iniciou de imediato a actividade de tradutor independente (Alemão, Inglês e Francês); paralelamente, foi professor de Alemão, Alemão Comercial e Inglês Comercial no ITFI (Instituto Técnico de Formação Intensiva) e no Instituto Riley de Línguas, no Porto.

Sem abandonar a actividade de tradutor, trabalhou num banco e em duas empresas industriais, sempre em sectores ligados a relações com o estrangeiro. Em 1980 tornou-se profissional independente.

Durante alguns anos, orientou o estágio de finalistas do curso de Alemão / Tradução da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Trabalha regularmente para vários países europeus e em 1998, de uma grande empresa suíça de traduções com escritórios em Lausana e em Zurique, recebeu o prémio "Tradutor do Ano" pela sua «prestação em matéria de qualidade, de quantidade, de satisfação dos clientes, de respeito pelos prazos e de flexibilidade».

Inscrito na Associação Portuguesa de Tradutores. Inscrito como tradutor no Consulado da República Federal da Alemanha no Porto desde 1970.


  Com vários estudos publicados nas áreas da genealogia, antologia e romances, ficção histórica, monografias. Distinto conferencista e um investigador apaixonado pela astro-arqueologia

domingo, 15 de maio de 2016

Facebook e Mark Zuckerberg – Na mira das forças conservadoras: querem mais controlo: queixam-se de que as manchetes dos seus jornais não são ali estampadas – Com os EUA em fervência eleitoral o alvo é o cientista americano. Num tempo em que os conteúdos da Internet são filtrados à dimensão planetária


De volta e meia, o Facebook é alvo de criticas e das mais díspares pressões pelo ultraliberalismo selvagem, que não vê com bons olhos a popularidade crescente da estrutura criada Mark Zuckerberg –  
 Querem que as manchetes dos jornais da sua confiança sejam ali estampadas E  veem a liberdade de expressão, como o seu maior inimigo e ameaça aos seus inconfessáveis desígnios de exploração e expansionismo planetário – E então agora que se perfilam no horizonte as eleições americanas, as tentativas de pressões e  da imposição de filtragens, por certo que  se avolumarão, ainda mais. 

Certo que a cultura e os vícios do Facebook. tem os seus malefícios, na medida em que tendem a predispor as mentes, mais populares, e até eruditas, para o simples veraneio e vulgaridade do uso da imagem, à sensualidade e  abstraccionismo,  ao invés do pensamento mais profundo e racionalista, altera hábitos de convívio  de aproximação, contudo, as suas vantagens, a nível de informação e de comunicação, são inegavelmente  enormíssimas. e de um alcance incomensurável 

DAÍ AS GRANDES PRESSÕES DE QUE É ALVO

Trabalhadores do Facebook suprimem regularmente notícias ou histórias que teriam interesse para leitores de direita", disse um jornalista que trabalhou com o Facebook, dando exemplos de temas ligados ao Partido Conservador dos EUA” – Vê-se mesmo qual o intuito desta manifesta pressão e donde parte - De indivíduos cumpremtidos com as suas tendências políticas.

Acrescentam as noticias que “As suspeitas já chegaram ao Senado norte-americano, com o presidente da comissão do comércio, John Thune, a pedir um inquérito ao caso no Congresso” Facebook admite que interfere nos temas populares


O facebook é gerido por pessoas, e são milhares, emprega muita gente; que estão atentas aos conteúdos e ao cumprimento das suas normas – Obviamente que que tem os seus regulamentos e a sua linha editorial, que têm de ser seguida. se assim não fosse, em vez de informação, teríamos a anarquia, o abuso e a confusão. 

Não se pense que os motores de busca, decifram tudo. Por isso mesmo, o destaque desta ou daquela noticia, ou mesmo o seu silenciamento, para não se tornar visível aos olhos dos utilizadores, nesta rede social, é  feito segundo apreciação  individual: há os que deixam passar e outros que são mais reaccionários ou até mais progressistas  - Nem todas as pessoas pensam por igual ou interpretam  da mesma maneira a liberdade de expressão e as normas da empresa.

 Já me tinha apercebido deste facto -- O conteúdo não é rejeitado mas poderá ficar adormecido. E então se for matéria publicitária através de pagamento, o crivo é ainda mais apertado - Para falar pró o boneco é por isso que evito entrar em polémicas populares - Sem dúvida que é tudo analisado ou passado a pente fino - Porém, o  mais paradoxal é que, por vezes,  vêm-se imagens chocantes obscenas, que ferem mesmo a condição humana, todavia matéria politica que não agrade ao censor, poderá não passar no criterioso bisturi - O Facebook é uma grande linha editorial - Indubitavelmente  

Tinha essa impressão e não me enganei, ao constatar – em noticia divulgada – que “ A seção de notícias do Facebook funciona como uma redação tradicional, refletindo os preconceitos dos seus trabalhadores e os imperativos institucionais da corporação. Former Facebook Workers: We Routinely Suppressed Conservative  

Em boa verdade, o Facebook é um instrumento muito útil,  sim, há que reconhecer esse bem-coletivo para a Humanidade, que dá  voz a todo o mundo, às vozes populares,  que só por esse facto, era digno de merecer o maior galardão da paz,  já que, idênticas oportunidades, não são concedidas  pela grande imprensa mundial,  onde a manipulação é ostensivamente grosseira e tendenciosa  - E, a avaliar pelo número de guarda-costas, que acompanham o cientista, Mark Zuckerberg, é bem possível que, muitos destes magnatas, senhores poderosos dos media, e das forças politicas que protegem, além de se sentirem incomodados, até o  desejassem abater.

Na verdade, hoje existe uma censura a nível planetário, a pretexto do terrorismo; pelo que, nada que seja editado no computador, deixa de ser analisado pelas grandes forças conservadoras, que cada vez mais estendem os seus poderosos tentáculos, amordaçando os povos e nações.  

CENSURA PLANETÁRIA

O Facebook, mesmo com os seus funcionários, a que chamam de curadores, escolhidos a dedo, por forma a controlarem os conteúdos publicados, nem assim as forças mais reacionárias e conservadoras se dão por satisfeitas e vão deferindo os mais dispares ataques: 

Desta vez, até fazendo uso de declarações de antigos funcionários do facebook,  alegando, que, no Facebook,  constantemente se suprimiam notícias sobre assuntos relacionados a políticos ou instituições conservadoras dos Estados Unidos na seção de tendências da rede social. Os "curadores de notícias", como eram chamados internamente, evitavam que notícias sobre reuniões da CPAC, a Conferência de Ação Política Conservadora, e também sobre nomes como Mitt Romney, Rand Paul, entre outros assuntos ligados à direita americana, mesmo quando muitos usuários falavam sobre o tópicos

Ora, isto não passa  senão de mais uma descarada pressão  – Pois, como é sabido, na filosofia expansionista  – sem ideário, que não seja a dos cifrões – a desmedida ganância egoísta dos  ultraliberalismo selvagem, não há  espírito  .democrático ou sentido de tolerância pela opinião contrária à sua – Qualquer noticia, que não entronque nos seus propósitos, é  mal encarada e tomada como tendenciosa, pese o facto de dominarem a fatia do leão.

A empresa que gere a maior rede social do mundo, que havia prometido um inquérito, já  veio a público confirmar que existe intervenção humana, depois de ter sido acusada, por antigos funcionários, de "suprimir sistematicamente notícias que interessam à direita".  – Respondendo o dono do Facebook, Mark Zuckerberg, que "Temos regras rigorosas que não permitem que se dê prioridade a um ponto de vista em detrimento de outro ou que se suprimam opiniões políticas”

 

Esta é a razão pela qual as grandes cadeias de jornais, rádios e televisões, estão nas mãos dessas poderosas forças: 

Por exemplo, em Portugal, só o genro de Cavaco Silva, além de partilhar, com o irmão o controlo da Luso-Canal, uma dúzia de estações de rádios e dezenas de emissores distribuídos por todo o país, sim, tais como, Rádio Nostalgia · Rádio MEO Music. Rádio Amália · Rádio Radar · Rádio Oxigénio · Rádio Marginal · Rádio Festival · Rádio Nova, passou também a ser coproprietário da ControlImvet (TSF,Diário  de Noticias e Jornal de Noticias) Expresso | Mosquito e Montez formalizam entrada na Controlinveste


É preciso evitar crescimento das forças populistas"

Esta opinião - que já foi expressa por Ângela Merkel - , é também defendida por outro dos seus servidores, que não hesitam vergar-se aos pés do grande poder económico, expansionista e apátrida, mesmo que tal politica acabe por ser uma pedrada no progresso social do seu país – É o caso,  de João Vale de Almeida, embaixador da UE nos Estados Unidos, que  entende que só os partidos e os governos de  responsabilidade” (da  sua confiança)  poderão  mudar a perceção que os cidadãos têm da Europa"É preciso evitar crescimento das forças populistas" -

O GIGANTE CHINÊS - APAPARICADO E EXPANSIONISTA 

Referem noticias que “A China é um dos países que habituou os seus cidadãos a um controlo muito rigoroso daquilo que podem e que não podem fazer na Internet. Mas parece que não chega. Assim, e segundo o site tecnologia.com.pt, as fortes restrições a conteúdos na Internet na China voltaram a conhecer novos contornos: desta feita é proibida a transmissão de vídeos em directo (livestreaming) de mulheres a comerem bananas de uma forma eróticaChina reforça controlo da Internet | Económico





sexta-feira, 13 de maio de 2016

Europa nas mãos do imperialismo alemão de Ângela Merkel - Entre os 28, não existem lideres de pulso que se lhe oponham - Salvo a Inglaterra, que não aderiu ao Euro e não tarda a voltar-se ainda mais para o dólar americano “Angela Merkel é eleita pelos alemães e não por 500 milhões de europeus” mas faz o que lhe apetece









Finalmente, uma voz esclarecida (francesa e sem rodeios)  desmascara o poder absoluto de Ângela Merkel, o ultraliberalismo expansionista alemão, que, sem ter necessidade da brutalidade belicista de Hitler,   prossegue na sua imparável cruzada em  esmagar os demais países  europeus – Isto porque, a França, que poderia servir de tampão ao expansionismo alemão, depois de Charles de Gaulle, nunca mais teve um Chefe de Estado, capaz de fazer finca-pé aos desígnios do seu imperialismo neonazi  - Quer Sarkozy, quer Hollande, além de se vergarem ao beija-mão da toda poderosa líder alemã, de se lhe renderem entre beijos e abraços, são lideres muito fracos, hipócritas e comprometidos com o liberalismo selvagem  - Os demais países têm seguido a mesma filosofia – Em vez de pugnarem pelos interesses gerais da comunidade, têm defendido os da banca e das grandes multinacionais ou sectoriais.

“Angela Merkel é eleita pelos alemães e não por 500 milhões de europeus”

Uma entrevista, com a investigadora francesa Anne-Marie Le Gloannec, publicada, ontem, dia 12, no Jornal Público, é muito esclarecedora

Diz: "A Alemanha decide e, muitas vezes, os outros sofrem as consequências. Nem a França nem a Comissão conseguem equilibrar o seu poder. Apenas Draghi. A Europa revelou-se mortal e ninguém tem a certeza se é ainda possível salvá-la, diz a investigadora francesa Anne-Marie Le Gloannec.

" o problema é que Angela Merkel é eleita pelos alemães, e não por 500 milhões de europeus. Ela é responsável perante o eleitorado alemão. Mudou algumas vezes de opinião do dia para a noite, fez várias reviravoltas políticas. Por exemplo, estava disposta a deixar cair a Grécia [em 2010], quando compreendeu que a banca alemã ia perder muito dinheiro. O problema é que ela é muito poderosa e tem um verdadeiro talento, no Conselho Europeu, para convencer uns e outros. Mas não tem sempre uma linha de orientação clara e leva tempo a decidir. E isso, obviamente, causa problemas. Excerto de “Angela Merkel é eleita pelos alemães e não por 500 milhões de europeus”




 Vou repetir o que aqui já disse neste site por várias vezes

VENHA DAÍ O IBERO! - JÁ!!! -  ÚNICA MOEDA QUE FAZ FALTA E INTERESSA A PORTUGAL E A ESPANHA - O EURO É UMA CRIAÇÃO CONTRA-NATURA E ARTIFICIAL, PARA FAVORECER EIXO FRANCO-ALEMÃO 

- O grande sonho de Hitler e que esteve na génese da segunda guerra mundial - Por isso, os ingleses ficaram de fora, preferindo prosseguir da sua ilha a mesma saga da pirataria colonial
.










 - Portugal e Espanha - SEM DEMORA! IRMÃOS UNIDOS E DE MÃOS DADAS - O maior obstáculo ao seu desenvolvimento económico não é o que está entre a fronteira mas no que vai para além da fronteira dos Pirenéus e no colosso poderio das terras do Tio Sam. . 


A MELHOR ALTERNATIVA AO EURO  - É A DE PORTUGAL E A ESPANHA CRIAREM UMA MOEDA ÚNICA - A QUE PODERIAM CHAMAR - MUITO APROPRIADAMENTE - DE IBERO - O ACTUAL EURO TEM OS DIAS CONTADOS - FAVORECE OS PAÍSES MAIS RICOS É CONTRA-NATURA

Os países mais pobres (dos leste e Grécia), são outros mundos, outra realidade. Eles próprios  têm que saber com com quem devem juntar-se ou então prosseguirem, sem desvanecimento e alheios aos ventos ocasionais das circunstâncias, avançando na jornada da sua própria jornada histórica e civilizacional.

A única solução de Espanha e Portugal recuperarem a importância que tiveram no seu período áureo colonial, claro que não é o de voltarem ao tempo das caravelas ou dos barcos negreiros carregados de escravos, mas de retomarem as suas raízes históricas - quebrada pela estúpida guerra que D. Afonso Henriques fez a sua mãe, o Fundador de Portugal

Espanha é o único país europeu, com os quais temos laços mais estreitos e um passado comum - Sem ressentimentos históricos e com os olhos postos no futuro, este é o único caminho que resta aos dois países para retomarem a sua verdadeira expressão no conceito das nações civilizadas - Felipe Gonzalez diz que Europa está à beira do precipício

A UNIÃO EUROPEIA  - A GRANDE DESILUSÃO E A MAIOR FRAUDE DO SÉCULO


CINISMO ULTRA LIBERAL ALEMÃO -

 Alemanha apoia a oposição síria, acolhendo os refugiados com o objetivo de lá colocar um lacaio para servir os seus interesses  – 26 Agosto 2015, A chanceler alemã Angela Merkel prometeu esta quarta-feira, 26 de Agosto, mais ajuda para os municípios alemães que acolham e integrem refugiados Alemanha é o único país europeu que está acolher todos os refugiados 

Mas diz  não aos desempregados do resto da europa – isto porque, para o expansionismo alemão, a Europa, são apenas os alemães. 

26/03/2014  “A Alemanha pretende expulsar os imigrantes provenientes da União Europeia que não encontrem trabalho após três a seis meses da sua chegada ao país. O governo da chanceler Angela Merkel quer assim acabar com a "imigração da pobreza", protagonizada, na maioria, pelos cidadãos romenos e búlgaros que se candidatam às prestações sociais alemãs. Alemanha pretende expulsar imigrantes europeus desempregados

Mas depressa se cansaram – ou seja, não querem lá os argelinos e marroquinos  30/01/2016 “o novo pacote de leis deve facilitar as expulsões. E, segundo o que foi decidido na quinta-feira, em Berlim, essas atingirão principalmente cidadãos marroquinos, argelinos e tunisinos”.- Mera desculpa esfarrapada  Alemanha vai expulsar imigrantes envolvidos em agressões


POR VEZES ATÉ LHE FOGE A BOCA PARA A VERDADE - NÃO PASSA DE MERA FACHADA 

De que serve o  Presidente da Comissão Europeia, antigo líder do Partido Popular Social Cristão (talvez num daqueles dias em que teria ido a alguma missa) vir reconhecer publicamente que "Pecámos contra a dignidade dos cidadãos da Grécia, Portugal e, muitas vezes, da Irlanda também” se o que contam não é a retórica, não meras palavras de circunstância  - Pois  de boas intenções está o inferno cheio e  quem manda é Alemanha  e ele  foi lá colocado, no alto posto que ocupa,  por merecer a  sua confiança política  e não para a trair

18/02/2015 -"O luxemburguês admitiu ainda que a troika carece legitimidade democrática pelo que, avisa, “quando chegar o momento tudo isto deve ser revisto”. O protocolo e a forma como se sucedem os contactos e negociações entre instituições e países também mereceram um reparo pelo presidente da Comissão Europeia. “Não critico os funcionários, mas não se coloca um alto funcionário perante um primeiro-ministro ou um ministro. Há que colocar frente a eles um comissário ou um ministro sob a autoridade do presidente do Eurogrupo” Juncker. "Pecámos contra a dignidade de Portugal"

JOSÉ DURÃO BARROSO TAMBÉM CHEGOU A CRITICAR O EIXO BERLIM PARIS – ANGELA – SARKOZY – PARA DOMINAR A EUROPA MAS FOI CILINDRADO - 


A margem de manobra de Durão Barroso, na sua qualidade e mordomo de Ângela Merkel, era de subserviência absoluta.Durão Barroso isenta troika de responsabilidade pela austeridade

Um dia quis mandar umas bocas aos alemães e franceses, e não tardou atirarem-se contra ele como lobos, pervertendo-lhe, inclusivamente, as suas palavras, acusando-o de que ele, afinal, é que  era o grande culpado das medidas de austeridade.


30 Setembro 2011 Durão Barroso critica proposta de Berlim e Paris para governo económico na zona euro

"É uma ilusão pensar que a zona euro pode ser governada ao pormenor com dois encontros anuais dos chefes de governo", disse o presidente da Comissão Europeia em entrevista publicada hoje no matutino alemão Sueddeutsche Zeitung. 

"Já temos um governo económico há muito tempo, a Comissão Europeia, mas a chanceler Angela Merkel e o presidente Sarkozy têm outra opinião, querem um governo para o clube dos 17 países do euro, mas só a Comissão, e nenhuma outra instituição, pode propor legislação europeia", lembrou Barroso.

O político português sublinhou ainda que "é preciso impedir que se crie um fosso" entre os países da zona euro e os restantes estados da União Europeia, "porque estão ligados pelo mercado interno, e o euro perderia uma  importante bas
e
 Durão Barroso critica proposta de Berlim e Paris para

QUANDO BARROSO PISAVA O RISCO, SALTAVAM-LHE LOGO EM CIMA 

04 agosto 2011 "O governo alemão criticou  o apelo de Durão Barroso aos líderes da zona euro para reavaliação do fundo de resgate, sublinhando que a proposta do presidente da Comissão Europeia não serve para acalmar os mercados. Alemanha critica apelo de Durão Barroso - Economia - DN


16/05/2013 Berlim demarca-se da austeridade da troika e critica Durão Barroso
Responsáveis alemães demarcam-se da austeridade imposta aos países periféricos como Portugal, dirigindo críticas particularmente duras contra a Comissão Europeia e o seu presidente, Durão Barroso. 

A irritação de Berlim, esscreve o diário português, dirige-se sobretudo contra a Comissão Europeia, incluindo o seu presidente, Durão Barroso, «o que não deixa de ser paradoxal quando muitas das exigências de austeridade aplicadas aos países sob programa de ajuda são implicitamente apresentadas em Bruxelas como resultantes de exigências alemã
 Berlim demarca-se da austeridade da troika e critica Durão

Abril – 2009 Hoje nasce nova ordem financeira mundial', diz Brown

 
nova Ordem Financeira Global em Marcha - Parida em 2009 - 'Hoje nasce nova ordem financeira mundial', diz Brown -

Bush, o grande ideólogo de Durão Barroso, dizia que era preciso paciência para instaurar a Nova Ordem Mundial Financeira - Não foi preciso muito tempo - Agora é apenas uma questão de meter mais uns golos na própria baliza das vítimas, encostar às redes a Grécia, Portugal e Espanha - Os países do leste, esses, já estão mais de que abocanhados, visto terem passado de um extremo ao outro - Os países árabes já se passaram quase todos para a "Primavera da Nato" - Os mais renitentes,o Irão e a Síria, lá irão a seu tempo.A China e o Japão controlam o oriente  - e já dominam praticamente as economias do resto do mundo - A Europa mantém aparência de uma comunidade, mas é fogo de vista: quem mandam são os alemães,liderados pela  dama implacável

O CAPITALISMO MUNDIAL OCUPOU E PERVERTEU TODAS AS INSTITUIÇÕES -  ACONTECE EM PORTUGAL E EM TODA A PARTE  - E ATÉ COM O PRÉMIO NOBEL QUE NÃO PASSA DE MERA ALAVANCA 


2012 - Mas o que é que  o grupo dos 27 do liberalismo selvagem  fez em nome da paz  para merecer tal distinção?  União Europeia - Prêmio Nobel da Paz 2012 - Europa

A atribuição do prémio à União Europeia foi apenas um dos muitos sinais de que a nova ordem financeira mundial tomou conta do planeta, dos Governos e das Instituições.  E de que algo terá de mudar  - Através das forças naturais e intervenção humana para que se abram novos tempos e surja a aurora de um novo recomeço mais promissor

COMO OS ALEMÃES SÃO BONS SAMARITANOS PARA COM A GRÉCIA

"O Ministério das Finanças alemão rejeitou a proposta grega de extensão do financiamento dos seus parceiros europeus considerando que a mesma não representa "uma solução substancial" e "não cumpre os critérios estabelecidos" pela zona euro".
"A carta não cumpre os critérios estabelecidos segunda-feira pelo Eurogrupo", adiantou, numa altura em que Atenas se vai reunir com os ministros das Finanças da zona do euro para propor uma extensão do apoio financeiro de seis meses aos seus parceiros. Ministério das finanças alemão rejeita proposta grega -

 O QUE NÃO LOGRARAM PELAS ARMAS, ESTÃO A CONSEGUI-LO ATRAVÉS DO EURO

O atual liberalismo económico alemão é ainda mais nefasto de que o “socialismo nacional” de Hitler – Este  quis apoderar-se da Europa e chegou mesmo a pensar invadir Portugal mas foi derrotado. A ideologia defendida pelo partido de Ângela Merkel. é mais perigosa porque vem disfarçada de mecenas.
Os ingleses fecham as fronteiras à imigração que não lhes interessa  Reino Unido quer limitar imigração reduzindo direitos de recém ...– Defendem-se dos oportunistas, ladrões  e parasitas – Uma coisa são aqueles que emigram para trabalhar e, outra, completamente diferente, para roubar e se aproveitarem da generosidade das instituições –  É um fato que muitos portugueses são forçados a abandonar o seu país e a procurar o trabalho que a sua pátria lhes nega. Mas não menos verdade é o fato de que entra muita gente em Portugal que não vem nem para trabalhar nem para fazer turismo: para esmolar e roubar. 

REGRESSO ÀS ANTIGAS MOEDAS E FORA DO EURO LIBERAL E CONTRA NATURA – ALIÁS, ATÉ A ÂNGELA, NUM RARO RASGO DE   BOM SENSO O PRECONIZOU, EM 2010

Portugal, tal como a Grécia, Espanha e os países periféricos, a única alternativa para resolver o problema financeiro, a crise que nos impuseram a favor do bolso dos agiotas, é a saída da dita moeda única – Esse caminho, de resto, já tem sido pontada até no seio dos partidos liberais

Para os de memória curta – Atente-se nesta noticia: A União Social Cristã (CSU) da Baviera, partido coligado com a União Cristão Democrata (CDU) da chanceler Angela Merkel, exigiu que a Grécia abandone a união monetária europeia devido à crise financeira que enfrenta. Alemanha quer Grécia fora do euro 

Entretanto, outras vozes têm apontado  para o mesmo caminho Num artigo de opinião publicado no Financial Times, em 2011, Roubini afirmava  que "a Grécia está presa num ciclo vicioso de insolvência, baixa competitividade e uma depressão cada vez mais profunda".

Roubini, o economista que ficou conhecido por antecipar a crise financeira de 2008 dos EUA, defende que "a Grécia "deve começar já uma reestruturação ordeira, abandonar o euro de forma voluntária e regressar ao dracma". Grécia tem de sair do euro e Portugal deve fazer o mesmo

O ESPÍRITO GERMÂNICO É DEMASIADO EGOÍSTA, EXPANSIONISTA E BELICISTA PARA RESPEITAR A  INDIVIDUALIDADE DE CADA PAÍS  - O QUE NÃO LOGRARAM PELAS ARMAS, ESTÃO A CONSEGUI-LO ATRAVÉS DO EURO


 O atual liberalismo económico alemão é ainda mais nefasto de que o “socialismo nacional” de Hitler – Este  quis apoderar-se da Europa e chegou mesmo a pensar invadir Portugal mas foi derrotado. A ideologia defendida pelo partido de Ângela Merkel. é mais perigosa porque vem disfarçada de mecenas.

Os ingleses fecham as fronteiras à imigração que não lhes interessa  Reino Unido quer limitar imigração reduzindo direitos de recém ...– Defendem-se dos oportunistas, ladrões  e parasitas – Uma coisa são aqueles que emigram para trabalhar e, outra, completamente diferente, para roubar e se aproveitarem da generosidade das instituições –  É um fato que muitos portugueses são forçados a abandonar o seu país e a procurar o trabalho que a sua pátria lhes nega. Mas não menos verdade é o fato de que entra muita gente em Portugal que não vem nem para trabalhar nem para fazer turismo: para esmolar e roubar. E, sendo um país pequeno, também vêm outros, cujo objetivo não é vergar a mola mas destruir as poucas oportunidades que se poderiam oferecer aos cidadãos nacionais – Desde a tradicional banca dos jornais, que era habitualmente reservada para deficientes, às frutarias, a todo o tipo de comércio. Fomos invadidos por chineses e indianos, e, afinal, quantas lojas abrem os portugueses na Índia ou na china? -  Que facilidades são dadas aos cidadãos nacionais para se colocarem, pelo menos, em situação de igualdade? – Contam-se pelos dedos

O QUE DIZ QUEM ESTÁ DENTRO DA MATÉRIA

"É inevitável. Portugal não vai conseguir aguentar a políticas do FMI sem grandes cortes da despesa e sem deixar o euro. Esse será o fim. A minha pergunta é:  se este será o fim, porquê esperar dois anos, que se avizinham de recessão, quando já sabemos que a saída do euro é fatal? É inevitável Portugal sair do Euro -