expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 9 de setembro de 2017

Celebração do Equinócio do Outono 22 de Setembro, 2017 – às 08.00 no interior do recinto amuralhado e frente ao gracioso pórtico do monumental Templo Rupestre da Pedra da Cabeleira, aldeia de Chãs, Vila Nova de Foz Côa

Vem aí o Equinócio do Outono – dia 22 às 08.00 H - Vamos saudá-lo nos Templos do Sol - Monte dos Tambores – aldeia de Chãs – Vila Nova de Foz Côa - Venha partilhar connosco da alegria e brilho do mesmo esplendor - Num local Sagrado de cura, cruzado pelas energias  bem-fazejas terrestres, que os homens da era da pedra lascada edificaram, cultuaram e veneravam com o seus ritos ancestrais
Pedra do Sol Cabeleira de Nª Srª 40º 59´ 39.94" N - 7º 10´ 35-46" W



Venha celebrar o Equinócio do Outono, 22 de Setembro 2017, na nossa já tradicional festividade aos ciclos da Mãe-Natureza, em perfeita comunhão com a beleza e amplitude dos espaços envolventes, das poderosas energias revitalizadoras  do maciço do recinto do sagrado local,   junto ao majestoso pórtico numa das mais surpreendentes maravilhas da Pré-história, no sopé do altar sacrificial do Santuário Rupestre da Pedra da Cabeleira, arredores da aldeia de Chãs, Monte dos Tambores, Vila Nova de Foz Côa

Numa cerimónia simples, mas prenhe de esplendor e magia, às 08.00 da manhã, precisamente no momento em que a graciosa gruta em forma semicircular é atravessada pelos raios solares do nascer do sol. Num espetáculo, verdadeiramente deslumbrante a quem tem o privilégio de o contemplar.



NA VIDA DE CADA SER HUMANO HÁ SEMPRE UM CAIR DA FOLHA NUM QUALQUER OUTONO 








Já se vindimam as  uvas do vinho generoso, é tempo da completa maturação dos frutos e das colheitas e também das folhas  começarem a despirem-se  das videiras e das árvores,  em mil matizes de coloridas e mágicas aguarelas - Vamos celebrar o primeiro dia do Outono, na Sexta-feira, dia 22, ao nascer do sol, a partir das oito horas da manhã - De uma forma singela, com alguns momentos de poesia e de encantamento, tendo como esplendor os raios solares a atravessarem a graciosa gruta do frontispício de um antiquíssimo Santuário Rupestre, que o povo batizou  da Pedra da Cabeleira de Nª Senhora    

Fica situado no Monte dos Tambores, numa zona castreja, sobranceira ao maravilhoso Vale da Ribeira da Centeeira, arredores da aldeia de Chãs, do Concelho de Vila Nova de Foz Côa






Segundo informações dos observatórios astronómicos, o equinócio de outono em 2017 verifica-se em Portugal a 22 de setembro, exatamente às 20h02. Esta é a hora oficial para o início do outono.
O que é o Equinócio de Outono?



Ó Vós Divindades de Todos os Tempos!
Ó Divindades dos Sagrados Ritmos e da Fonte da Vida! Olhai-me
A Luz que Brilha nas Minhas Mãos é a Luz da Vossa Luz!
Nenhuma Barreira me Separa entre Mim e o Universo!
Habito o Olho de Deus!
Sou a Ínfima Partícula da Inteligência Universal!
Sou, Convosco, o Todo!
Ninguém Imobiliza o Meu Querer!
Tu, Ó Grande Artífice! 



Grande é o Teu Poder e Maior Ainda o Teu Esplendor!
Eis-me.... / Sou o Ente Solitário no Meio da Enorme Solidão!
Mas Sou Forte, Porque, Evocando-Vos, Estou Com o Universo Inteiro! Eis-me Sob a Luz da Vossa Divina Luz!
Nenhum mal de inveja, Nenhum espírito maligno, enguiço algum,
Jamais me Atingirá!
O Céu Abre-se-me e Um Luminoso Eflúvio,
Uma Reconfortante Emanação de Luz e de Energia
Desce de Vós Até Mim! Purifica-me, Vitaliza a Minha Alma!
Escuda-me, como Muralha Invisível,
de Todas as Ameaças, Reais ou Imaginárias!
Grande Divindade Benfeitora e Benfazeja!
Sou A Ponte Que Me Liga a Vós!
Sou o Centro do Círculo do Foco Que em Mim Projectais!
Sou a Sombra Iluminada da Vossa Luz.
A Centelha de Todos os Vossos Astros!
Escutai as Minhas Palavras,
Para Que eu Possa Escutar Também o Eco Vosso Verbo
e Fundir-me a Vós!

De Jorge Trabulo Marques - Peregrino da Luz.

Este o local do Santuário Rupestre da Pedra da Cabeleira - Cuja gruta é atravessada pelo sol às 08.00 do próximo dia 22


O céu noturno de setembro em 2017

Todos os planetas visíveis a olho nu podem ser observados no céu noturno de setembro de 2017
Mercúrio será visível ao crepúsculo matutino na constelação de Leão. Encontra-se na direção Nordeste.  A sua magnitude no inicio do mês varia de 0,3 a -1,5. Consulte aqui toda a informação sobre a “Observação de Mercúrio” e sobre a “Visibilidade de Mercúrio em 2017”.
Vénus será visível ao amanhecer na constelação de Caranguejo, movendo-se depois para a constelação de Leão. Encontra-se na direção Nordeste. A sua magnitude ao longo do mês varia de -3,8 a -3,7.
Marte será visível ao amanhecer na constelação de Leão. Encontra-se na direção Nordeste. A sua magnitude ao longo do mês é de 1,8.
Júpiter será visível ao anoitecer na constelação de Virgem. Encontra-se na direção Sudoeste.  A sua magnitude ao longo do mês varia de -1,8 a -1,7.
Saturno será visível de noite na constelação de Ofiúco. Encontra-se na direção Sudeste. A sua magnitude ao longo do mês varia de 0,4 a 0,5.


Em Junho, noutro dos calendários pré-históricos, celebrámos o Solstício do Verão 




 Registo de véspera  - Ao nascer do Sol, em  Stnohenge - Ao pôr do Sol - Nos Tambores








“Estavam à entrada  do Templo do Senhor, entre o pórtico e o altar, cerca de 25 homens de costas para o Templo do Senhor, com os rostos para o oriente; eles adoravam o sol virados para oriente” Ezequiel 8.16

Nenhum comentário: