expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Não ao Nuclear – Paz e Liberdade - Em Nagasaki Nunca Mais - 9 de Agosto de 1945



“A 9 de agosto de 1945, no decorrer da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos lançaram um novo ataque atómico ao Japão. Depois de Hiroxima foi a vez de Nagasaki. Duas cidades diferentes, a mesma destruição que ficou para a História.
O céu estava limpo, o que ajudou a que o bombardeamento fosse certeiro. A bomba foi lançada pelo avião Bockstar e atingiu em cheio uma cidade que não esperava um ataque.
Pelo menos 74 mil pessoas, a larga maioria civis, morreram na sequência da bomba de plutónio que tinha como alvos uma fábrica de material de guerra e outra fábrica de aço.”


Não ao Nuclear – Paz e Liberdade - Em Nagasaki Nunca Mais  - 9 de Agosto de 1945

Ó fonte clara de luz,
astral sublime e luminosa voz!
Belo é o teu manto estrelado, e ditosa e bela
é também a minha terra  materna, onde vos canto!
Por isso, ó teto divino e morada da verdade,
escutai o meu cântico, do alto da fraga em que me encontro,
e olhai em mim a vossa sagrada imagem,
mesmo que seja através dos olhos deste penedo,
aparentemente cego, é certo, 
porém, sendo obra do Criador,
e estando livremente exposta aos céus,
certo é que tem olhos,
que não sendo os meus,
vêm a imensa obra de Deus

Jorge Trabulo Marques





COMO O ESCRITOR RECORDA DATA TÃO FUNESTA PARA O JAPÃO E PARA A HUMANIDADE

No vídeo, uma interessante entrevista, que o escritor Jorge Amado me concedeu, em Lisboa, noa anos 80 – Inicialmente para me falar do seu amigo, o cineasta Glauber Rocha, que depois derivaria para outras questões  

Jorge Amado – Eu tinha 39 anos: eu me recordo perfeitamente. Foi durante a guerra; foi lançada sobre o Japão!
No momento em que não havia necessidade de que bomba atómica fosse lançada, a guerra estava ganha pelos aliados, foi um crime! Um crime terrível não só para a população japonesa mas contra a humanidade!





Nenhum comentário: