expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 19 de junho de 2010

“VILA NOVA DE FOZ CÔA – GAITEIROS, TAMBORES E RITUAIS ASSINALAM SOLSITICIO DO VERÃO” – NOTÍCIA DA LUSA JÁ CORREU MUNDO

.






























.

.














Agência Lusa deu a noticia e foi editada em sites de variadíssimos órgãos de comunicação social - tal como em muitos blogues - Dir-se-ia que ainda deu mais depressa a volta à Terra, que o giro do astro solar nas suas 24 horas।


Se puder não falte à nossa festa - partilhe na beleza e na alegria de um momento que também lhe pertence: é que, o esplendor que o Verão traz, no dia maior do ano, é para todos os habitantes do Hemisfério Norte - Os do Sul, por agora, terão que se conformar com a entrada do Inverno .

 "Gaiteiros, tambores e rituais assinalam Solstício do Verão 17 Junho 2010 -Lusa

O Solstício do Verão vai ser celebrado na próxima segunda feira ao pôr-do-sol, entre as 20:00 e as 20:45, num antigo altar de pedra em Chãs, concelho de Vila Nova de Foz Côa.


Pelas 18:30, um cortejo alegórico partirá, com várias personagens, em representação dos antigos sacerdotes druidas, do adro da aldeia, até ao local das celebrações, ao som de gaiteiros de Miranda - Anda Camino.

 O ato será antecedido com leitura de poemas e rituais de xamanismo, dedicados à cura da terra, ao som de tambores e gaitas de foles e interpretações de viola de arco pelo actor e músico, João Canto e Castro.

A Pedra do Solstício, situada nos arredores da aldeia de Chãs, no monte dos Tambores, trata-se de um imponente bloco granítico arredondado, com três metros de diâmetro, que se supõe ter sido posto de observação astronómico e local de culto, desde o neolítico e calcografia, por antigos povos que habitaram esta área.

O local fica a curta distância de outro templo solar, o Santuário da Pedra da Cabeleira, onde são celebrados os Equinócios, ambos os locais sobranceiros a alguns dos principais núcleos de gravuras rupestres classificados como Património da Humanidade.


Segundo estes "adoradores do Sol", há já quem classifique aqueles alinhamentos sagrados como o "Stonehenge português", visitado por inúmeros especialistas e investigadores.

Para o professor catedrático e investigador, Moisés Espírito Santo, que considera que "os livros de história têm ignorado a cultura dos nossos antepassados lusitanos, procurando fazer crer que estes eram uma horde de selvagens, atrasados e ignorantes", estes santuários revelam antes, um povo "libertário e ocioso da sua independência e cultura, e que se opôs aos seus colonizadores".

Do programa consta ainda uma romagem à "Pedra Fernando Assis Pacheco", onde será depositada uma coroa de flores, e um espectáculo, pelas 22:00, com animação do grupo musical - Toca a Cantar.

A iniciativa da Comissão Organizadora das Celebrações do Solstício, nos Alinhamentos Sagrados dos Tambores, conta com o apoio da Autarquia e da Junta de Freguesia locais, e da CALCATERRA - Agroturismo em Mêda."


O verão começa segunda feira, dia 21 de Junho, às 11:28, naquele que será o dia maior do ano, em termos de horas de SolGaiteiros, tambores e rituais assinalam Solstício do Verão ...

 A LUSA É O MAIOR MEIO DE INFORMAÇÃO, ENTRE AS FONTES E A MEDIA - SEM O SEU CONTRIBUTO, MUITOS ACONTECIMENTOS DO INTERIOR, NÃO ERAM NOTÍCIA.

 Muitos acontecimentos passariam ignorados, se não tivessem entrado no alinhamento da rede da Agência Lusa. As suas delegações, em vários pontos do país, permitem que, os eventos, as iniciativas culturais e outros factos, relacionados com os interesses gerais das populações mais afastadas do litoral e dos centros urbanos, não passem ignorados. Agência Lusa é, pois, imprescindível na sua função intermediária entre as fontes da noticia e os grandes e pequenos órgãos de informação, que passam a dispor de uma maior variedade de conteúdos informativos, com credibilidade, sobre a hora e quase a custo zero. O acesso e o direito à informação são factores essenciais para a construção da democracia e da cidadania – E, sob esse ponto de vista, a Agência Lusa, tem cumprido cabalmente com a sua missão.

 Em meu nome pessoal e da Comissão das Celebrações, no Monte dos Tambores, Templos do Sol, desejo aqui expressar publicamente o nosso sincero agradecimento à Agência Lusa e à sua delegação no distrito da Guarda, representada pelo jornalista Daniel Gil, sobre a divulgação desta nossa festividade, em honra a um dos ciclos mais esperados do ano - o Estio com os seus dias luminosos e longos, a alegria da luz e da sensualidade, o tempo da sombra das frondosas árvores se tornar mais desejada com os seus frutos apetecidos e os campos se tingirem de oiro - Pois estamos certos de que, com a nossa singela festa, vamos ao encontro da valorização do património mais esquecido, trazendo à actualidade as tradições ancestrais que mais se identificam com os laços à terra e a verdadeira alma das nossas gentes

 



.































Nenhum comentário: