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segunda-feira, 13 de maio de 2013

Parcerias público-privadas vão custar menos? 250 milhões ao Estado com o dinheiro sacado nas portagens - Desastre ruinoso para os contribuintes. - Se o Estado gere mal o privado não lhe fica atrás: o grande culpado da dívida que agora os pensonistas têm de suportar




Uma das vozes que se tem manifestado contra este tipo de negociatas, tem sido Paulo Morais, afirmando que "Os contratos de parceria público-privada constituem acordos calamitosos. Neste modelo de negócio, os riscos correm sempre por conta do Estado, mas os lucros estão inevitavelmente garantidos aos privados."


Apostar num Estado fraco é no que dá - Confiar hospitais ou autoestradas na ganância dos privados é deitar o dinheiro dos contribuintes aos lobos esfomeados. Por outro lado, enquanto as empresas públicas forem geridas por clientelas políticas e não por gestores competentes e admitidos sob concursos público, é difícil que as instituições públicas funcionem capazmente. 


MAS QUE NOVIDADE? MENOS 250 MILHÕES - E PORQUÊ? - FORAM AS ADMINISTRAÇÕES DAS PPP QUE  REDUZIRAM CUSTOS E LUCROS?


Foi noticia em todos os telejornais que  as PPP rodoviárias vão custar menos 350 milhões de euros ao Estado - Custar menos a quem?... Mas que grande admiração. Com portagens pela hora da morte, mal feito fora se o  Estado não tivesse que desembolsar menos. Notícias que mais não visam que baralhar a opinião pública



"As Parcerias Público-Privadas (PPP) deverão este ano representar um encargo global para o Estado de 884 milhões de euros, o que significa uma redução de 17% face aos 1067,207 milhões de euros suportados no ano passado (-41% do que em 2011), de acordo com as previsões da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos (UTAP) divulgadas hoje no boletim trimestral das PPP do 4º trimestre de 2012Nada a esconder -: Parcerias Público Privadas vão custar 884 .."


PPP - A SEMENTE DANINHA FOI LANÇADA POR CAVACO E NUNCA MAIS DEIXOU DE HAVER  GULOSAS COLHEITAS PARA OS PRIVADOS - EM PREJUIZO DOS CONTRIBUINTES


 "A primeira autorização para uma PPP foi dada em 1994. Era então Cavaco Silva o Primeiro Ministro deste País. Desde então, segundo o referido site, foram criadas mais 84 PPP para além da iniciada por Cavaco. Ou seja, 85 no total, que se dividem entre aquelas em exploração (67) e as em construção Lista PPP e Concessões - DGTF







FERREIRA DO AMARAL - ELE ARMADO EM MORALISTA


Em Abril passado, um dos que mais se aproveitou e continua a aproveitar das PPP teve a ousadia de afirmar que as PPP foram um desastre nacional , como se ele estivesse imune às responsabilidades-  


O presidente do conselho de administração da Lusoponte, Joaquim Ferreira do Amaral, considerou que as parcerias público-privadas (PPP) “foram um desastre”, ao darem a ideia falsa de que “tudo era possível, porque não faltava dinheiro”.- É sempre assim: aqueles que mais se aproveitam, são os primeiros a tentar sacudir a água do capote.

IMPOSSÍVEIS DE REALIZAR SEM OS GANACIOSOS METEREM O GARFO


Por outro lado, o ex-ministro das obras públicas de Cavaco Silva, fez questão de  afirmar que  " era difícil criticar as PPP quando populações e autarcas se mostravam satisfeitos com projectos que eram impossíveis com investimento directo do Estado.

Parcerias público-privadas “foram um desastre”, diz Ferreira do



COMO É POSSÍVEL QUE ALBERTO JOÃO JARDIM SE MANTENHA À FRENTE DO GOVERNO REGIONAL DA MADEIRA, DEPOIS DE TANTO ESBANJAMENTO? - NÃO DEVERIA ESTAR ELE AGORA A FAZER UMA EXCELENTE COMPANHIA A ISALTINO MORAIS?!... 


0/05/2011 

As parcerias público-privadas, para a exploração e manutenção da rede viária regional, representam para a Madeira, um custo superior a 3.500 milhões de euros, nos próximos 25 anos, de acordo com o “Público”.


Este valor corresponde ao quádruplo do encaixe financeiro que o governo madeirense obteve com estas operações, criticadas pelo Tribunal de Contas (TC) por violarem os limites de endividamento da região e comprometerem o futuro das próximas gerações.

O Tribunal de Contas considerou “ruinoso” para a região, o negócio das concessões rodoviárias, sem concurso público, a sociedades constituídas por entidades bancárias e construtoras com ligações a dirigentes regionais do PSD.

Também numa outra auditoria, o TC censurou a Madeira por, mais uma vez, violar os limites de 

endividamento fixados pelas leis do Orçamento do Estado no âmbito das concessões rodoviárias.Público-privadas na rodovia custam 3500 milhões de euros à Madeira




AFINAL, QUEM É O CULPADO DA DÍVIDA PÚBLICA - O SETOR PÚBLCO OU PRIVADO? - OBVIAMENTE, O CRÉDITO ÀS GRANDES EMPRESAS PRIVADAS

"A maior parte do crédito às empresas foi contraída pelas grandes empresas. Em outubro de 2012, 30% da dívida das empresas dizia respeito a mil grandes empresas, 21% a 6 mil empresas, 19% a 39 mil pequenas empresas e os restantes 30% a 321 mil microempresas (fonte: Boletim Estatístico do Banco de Portugal, 10 de Setembro de 2012.
Entre os créditos concedidos às empresas destacam-se dois sectores: o da construção civil (ver gráfico.24.) 
O afluxo de crédito barato e abundante propiciou o alastramento de actividades especulativas de todo o tipo, particularmente no sector imobiliário. Se alguém gastou acima das possibilidades neste período foram precisamente os que (empresas particulares constituídos em empresas) se dedicaram à especulação imobiliária bolsista, muitas vezes com recursos a fundos emprestados sem garantias ou com garantias insuficientes. Estes movimentos especulativos densificaram as relações opacas entre a esfera privada dos negócios e a esfera da tomada de decisão pública, envolvendo contratos de concessão e parcerias público privadas ruinosas para o estado

Veja mais pormenores em Relatório Preliminar - Auditoria Cidadã à Dívida




Passos e Portas seguram coligação até outubro




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